Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

População estará mais suscetível à gripe no próximo inverno

Pneumologista Filipe Froes defende que é preciso antecipar e preparar a próxima época gripal tendo em consideração que, depois de um ano sem gripe, a população esteja agora mais suscetível ao vírus.

População estará mais suscetível à gripe no próximo inverno
Notícias ao Minuto

14:39 - 24/08/21 por Melissa Lopes

País Gripe

Depois de um ano sem gripe, devido às medidas de proteção contra o novo coronavírus (uso da máscara, higiene das mãos e distanciamento social), o pneumologista Filipe Froes antecipa "uma época com mais circulação do vírus da gripe, mais pessoas suscetíveis com menor proteção imunológica e risco de menor eficácia das vacinas". 

"Menos gripe significa menos contacto, menos estimulação imunitária e menor capacidade de vigilância, essencial à melhor concordância antigénica das vacinas da época seguinte, ou seja, 2021-2022", fundamenta em declarações à SIC Notícias, defendendo que se deve apostar ainda mais na vacinação e noutras medidas. 

"A mensagem é cristalina: vacinar ainda mais!", diz. 

Além disso, no seu entender, devem ser ponderadas algumas medidas, como o uso da máscara e evitar contactos (sobretudo com os mais vulneráveis) "durante os escassos dias em que se está com sintomas gripais". 

"Por uma questão de responsabilidade individual, colectiva e cidadania", termina. 

De acordo com a SIC Notícias, o SNS vai começar a receber vacinas da gripe dentro de três semanas. Ao todo, Portugal comprou 2,24 milhões de vacinas para o próximo inverno, mais 146 mil doses em relação ao ano anterior. Campanha de vacinação arranca em outubro. 

Leia Também: AO MINUTO: Casos ativos descem; Vacinas mRNA menos eficazes contra Delta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório