Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

País sob aviso amarelo e laranja. Termómetros chegam hoje aos 40ºC

Castelo Branco será o distrito a registar a temperatura mais elevada esta segunda-feira.

País sob aviso amarelo e laranja. Termómetros chegam hoje aos 40ºC
Notícias ao Minuto

08:26 - 23/08/21 por Notícias ao Minuto

País Tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste a sul do Douro, que poderá persistir. Durante a tarde, é esperado um aumento de nebulosidade no Interior. Este arranque de semana fica ainda marcado por uma pequena subida da temperatura.

Precisamente por causa do tempo quente, o IPMA colocou o distrito de Braga sob aviso laranja entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de terça-feira.

Também os distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima entre as 12h00 de hoje e as 20h00 de terça-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15ºC (no Porto) e os 25ºC (em Portalegre) e as máximas entre os 26ºC (em Aveiro) e os 40ºC (em Castelo Branco). Évora e Portalegre esperam hoje 39ºC, Braga e Portalegre 38ºC. 

A previsão meteorológica aponta também para vento fraco, temporariamente moderado do quadrante oeste durante a tarde, e por vezes forte nas terras altas do Norte e Centro até meio da manhã e para o final do dia.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste a sul do Rio Douro, pequena subida da temperatura mínima na região Norte e interior Centro e Sul e pequena subida da máxima nas regiões Norte e Centro, mais significativa no litoral.

A chuva marcará presença no arquipélago dos Açores (em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo). As temperaturas vão oscilar entre os 20ºC de mínima (Santa Cruz das Flores) e os 26ºC de máxima. 

No arquipélago da Madeira, onde não deverá chover hoje, as temperaturas vão variar entre os 21ºC de mínima e os 27ºC de máxima. 

De recordar que mais de 80 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Viseu, Vila Real, Bragança, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, de acordo com o IPMA.

Leia Também: Porto Santo e 15 distritos com risco muito elevado de radiação UV

Recomendados para si

;
Campo obrigatório