Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Exposição ao amianto provoca cancro em funcionária

Foi diagnosticado a uma funcionária que trabalha há 16 anos na Biblioteca Nacional, em Lisboa, um cancro raro provocado pela exposição ao amianto, uma substância presente em grande parte dos edifícios públicos, avança a RTP.

Exposição ao amianto provoca cancro em funcionária
Notícias ao Minuto

15:42 - 28/02/14 por Notícias Ao Minuto

País Biblioteca

No dia em que termina a data limite para os ministérios enviarem à Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) a lista de edifícios com amianto, a RTP dá conta do caso de uma funcionária a quem foi detetado um cancro diretamente relacionado com a exposição àquela substância.

A funcionária em questão trabalha há 16 anos na Biblioteca Nacional, em Lisboa, e sofre de uma doença rara que lhe foi diagnosticada no ano passado.

À RTP, a diretora da Biblioteca Nacional, Inês Cordeiro, garantiu que “a instituição não tem conhecimento nem comunicação nenhuma, quer de parte de funcionários ou de entidades médicas”.

O amianto foi, ao longo dos anos 90, um material muito usado na construção de edifícios públicos, nomeadamente em telhados, canalizações e tubagens. Mas os riscos que as fibras deste material trazem para a saúde só agora foram diagnosticados.

“Acredito que dentro de dois meses teremos um despiste da existência de materiais com amianto em edifícios públicos. Um levantamento como deve ser leva anos a ser feito”, explicou Carmen Lima, da Quercus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório