Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fogo "dominado", mas "há muito trabalho ainda pela frente". EN266 fechada

Há 1.100 hectares de área ardida, mas o incêndio "tinha potencial de dano que poderia chegar a 6 mil hectares".

Fogo "dominado", mas "há muito trabalho ainda pela frente". EN266 fechada
Notícias ao Minuto

19:10 - 19/08/21 por Notícias ao Minuto

País Odemira

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de quarta-feira na zona de Sabóia, no concelho alentejano de Odemira, foi considerado dominado às 18h40 de hoje, revelou a Proteção Civil. Em conferência de imprensa, foi ainda sublinhando que o fogo "tinha potencial de dano que poderia chegar a 6 mil hectares", explicou José Guilherme Matos. 

O responsável indicou que este "teve uma velocidade de propagação com alguma violência". No teatro de operações mantém-se 677 operacionais, apoiados por 224 viaturas, máquinas de rasto e um meio aéreo.

Garantindo então que as chamas estão "dominadas", José Guilherme Matos afirmou que, "da área que apurámos, [o fogo] tem cerca de 1.100 hectares, com um perímetro estimado de cerca de 20 quilómetros". "Dá para ver as dificuldades que os operacionais tiveram para chegar ao dia de hoje, a esta hora, com o incêndio dominado". 

A Proteção Civil garantiu que os meios vão continuar no local, uma vez que "há muito trabalho ainda pela frente, algumas horas no trabalho de consolidação". Já "por questões de segurança", "vamos manter a Nacional 266 e o Caminho Municipal 1.160 encerrados a veículos civis"

"Vamos manter os operacionais no terreno e só vamos dar o incêndio como finalizado quando todos tivermos a certeza que este incêndio não irá reativar", terminou, apontando que o fogo "está todo no concelho de Odemira", não se tendo propagado a zonas vizinhas. 

Recorde-se que o fogo já provocou quatro feridos, um deles grave, além de uma pessoa ter sido assistida no local e que os agricultores afetados pelo incêndio nos concelhos de Odemira e Monchique já podem reportar os prejuízos causados, para avaliar a possibilidade de acionar eventuais apoios.

[Notícia atualizada às 19h29]

Leia Também: Dominado às 18h40 fogo no concelho de Odemira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório