Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Mãe que abandonou bebé em ecoponto vai sair já em setembro

Supremo Tribunal de Justiça reduziu pena de nove anos para um ano e 10 meses de prisão.

Mãe que abandonou bebé em ecoponto vai sair já em setembro
Notícias ao Minuto

17:57 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

País Abandono

Sara Furtado, a jovem sem-abrigo que abandonou o filho recém-nascido num ecoponto de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, vai ser libertada da prisão já no próximo mês de setembro.

De acordo com a TVI24, o Supremo Tribunal de Justiça reduziu de nove anos para um ano e 10 meses a pena de prisão de Sara.

Os juízes conselheiros alegam que a qualificação do crime praticado não é o de homicídio qualificado, na forma tentada, mas sim infanticídio, na forma tentada, justificando que a atitude da jovem foi influenciada pelas perturbações pós-parto, pela falta de "maturidade emocional" e ainda pelas limitações cognitivas em compreender os seus atos, bem como as consequências dos mesmos. 

Ainda segundo o Supremo, a arguida esteve sempre num processo de "negação da gravidez" o que, no momento do parto, "a colocou num estado de perturbação e desespero que a impediu de tomar uma decisão adequada ao direito".

Perante isso, os magistrados consideram que a pena de nove anos de prisão efetiva decidida em primeira instância é "manifestamente desajustada, desadequada, desproporcional e excessiva".

Leia Também: Crianças de 2 e 4 anos encontradas a andar nuas nas ruas de Madrid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório