Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Albufeira. Jovem de 21 anos salvo por civis com desfibrilhador na rua

A vítima estava a passar férias no Algarve, quando teve uma paragem cardiorrespiratória numa piscina particular em Santa Eulália.

Albufeira. Jovem de 21 anos salvo por civis com desfibrilhador na rua
Notícias ao Minuto

08:07 - 18/08/21 por Notícias ao Minuto

País Albufeira

Um jovem, de 21 anos, natural de Famões, em Odivelas, sofreu uma paragem cardiorrespiratória, no sábado passado, em Albufeira.

De acordo com o município, o jovem acabou por ser salvo por pessoas que se encontravam no local e que usaram um desfibrilhador, instalado na via pública pelo município, para o reanimar. 

"O jovem encontrava-se numa piscina particular em Santa Eulália, quando sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Civis presentes iniciaram manobras de reanimação, recolheram e usaram o DAE - Desfibrilhadores Automáticos Externos da respetiva zona, e acionaram o 112. Esta foi a primeira vez que um equipamento DAE foi usado com sucesso por civis numa situação concreta, tendo assim assegurado a vida a este turista", pode ler-se num comunicado divulgado ontem pela autarquia. 

O município recordou ainda que há, desde 2018, 23 destes desfibrilhadores nas ruas de Albufeira e mais nove móveis em viaturas dos Bombeiros, Proteção Civil, Polícia Municipal e GNR. Os equipamentos DAE estão em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, nomeadamente, algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas. 

Leia Também: Dois rapazes morrem afogados em albufeira em Santiago do Cacém

Recomendados para si

;
Campo obrigatório