Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Criptomoeda. Funcionário de politécnico usou instituição para enriquecer

PJ localizou na instituição de ensino superior, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados.

Criptomoeda. Funcionário de politécnico usou instituição para enriquecer
Notícias ao Minuto

11:14 - 17/08/21 por Notícias ao Minuto

País Criptomoedas

A Polícia Judiciária (PJ) identificou um homem, técnico de manutenção de uma instituição de ensino superior público, em Setúbal, por suspeitas da prática de crimes de acesso ilegítimo, peculato de uso e abuso de confiança.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os inspetores revelam que o suspeito fazia uso da eletricidade e informática do politécnico, em benefício próprio e à revelia do mesmo, para a mineração de dados (criptomoeda).

Na mesma nota, a PJ conta que, no decurso de uma busca efetuada ao local, foi possível localizar, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica.

Os equipamentos foram apreendidos, assim como três carteiras de criptomoeda registadas nos domínios BlockFi, Coinbase e Blockchain, com ativos virtuais no valor estimado de cerca de 20 mil euros, e o computador pessoal do suspeito.

O homem, cuja idade não é revelada, foi constituído e interrogado como arguido, ficando sujeito à medida de coação processual de termo de identidade e residência.

Leia Também: Criptomoedas sob pressão. Bitcoin quebra 'barreira' dos 33.000 dólares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório