Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pandemia agrava casos de depressão e ansiedade em crianças

Casos de urgência aumentaram 95% no Centro Hospitalar Universitário do Porto.

Pandemia agrava casos de depressão e ansiedade em crianças
Notícias ao Minuto

08:50 - 17/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Depressão

A pandemia da Covid-19 está a agravar os casos de ansiedade e depressão nas crianças. De acordo com a SIC Notícias, só no Centro Hospitalar Universitário do Porto, entre março e maio deste ano, os casos de urgência aumentaram 95% face ao mesmo período de 2019.

Durante estes meses, que se seguiram ao segundo confinamento, foi ainda registado um pico de admissões de jovens com comportamentos de risco que podem levar ao suicídio.

Os dados constam de um estudo preliminar cujos resultados finais só serão apresentados em setembro. Apesar de não estabelecerem uma relação direta, apontam o confinamento, o isolamento social e o ensino à distância como possíveis explicações para este aumento, que não se regista apenas no Centro Hospitalar Universitário do Porto.

Em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, os sinais começaram a notar-se logo no primeiro desconfinamento, segundo a pedopsiquiatra Carolina Costa.

“Houve um aumento da afluência e muitos dos casos que procuraram os serviços de urgência eram casos que não tinham nenhum contacto prévio com serviços de saúde mental. Nas consultas percebemos um aumento global da procura e com questões sobretudo relacionadas com a ansiedade e o humor. Questões que nem sempre são as mais prevalentes aqui na pedopsiquiatria”, revelou a profissional de saúde.

Segundo um estudo internacional, que envolveu 80 mil crianças de vários países, durante a pandemia, um em cada quatro jovens mostrou sinais de depressão.

Leia Também: Um em cada quatro jovens no mundo tem sintomas de depressão elevados

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório