Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2021
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Sismo de 3,0 na escala de Richter sentido em Melgaço em Viana do Castelo

Um sismo de magnitude 3,0 na escala de Richter foi hoje sentido próximo de Melgaço, no distrito de Viana do Castelo, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sismo de 3,0 na escala de Richter sentido em Melgaço em Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

06:48 - 17/08/21 por Lusa

País Sismo

O sismo, com epicentro a 16 quilómetros a nordeste de Melgaço, foi registado às 4h31 de hoje nas estações da Rede Sísmica do continente, adianta o IPMA em comunicado.

Este abalo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Arcos de Valdevez e Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

Foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Paredes de Coura, também no distrito de Viana do Castelo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

A intensidade máxima III (Fraco) da escala de Mercalli modificada significa que o abalo foi "sentido dentro de casa". Nestas situações, "os objetos pendentes baloiçam e a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados".

Na intensidade IV (Moderado), os "objetos suspensos baloiçam, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, enquanto os vidros e loiças chocam ou tilintam", de acordo com a definição do IPMA.

Leia Também: Sismo de magnitude 2.6 registado em Melgaço. É o quarto hoje

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;
Campo obrigatório