Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"A pandemia é a verdadeira assassina e o obscurantismo pode ajudá-la"

O vice-almirante Gouveia e Melo foi recebido entre apupos por um grupo de manifestantes no centro de vacinação de Odivelas.

"A pandemia é a verdadeira assassina e o obscurantismo pode ajudá-la"
Notícias ao Minuto

22:30 - 14/08/21 por Filipa Matias Pereira com Lusa

País Covid-19

O vice-almirante Gouveia e Melo foi recebido entre insultos e vaiado por um grupo de manifestantes anti-vacinação, no centro de vacinação de Odivelas, ao final da noite deste sábado.

Entre os apupos, ouviu-se a palavra "assassino". Em reação, o responsável pela Task Force que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19  respondeu: "O negacionismo e o obscurantismo é que são os verdadeiros assassinos. Morreram mais de 18 mil pessoas nesta pandemia. A pandemia é a verdadeira assassina e o obscurantismo pode ajudar a pandemia. Eu estou aqui para esclarecer as pessoas que a pandemia é perigosíssima e não devemos ter medo de ninguém".  

Ainda em relação à presença dos manifestantes, o responsável frisou que vivemos numa "democracia e as pessoas têm direito a se manifestarem". Porém, acrescentou, "não devemos ter medo". As pessoas "têm direito às suas opiniões", mas "não têm é o direito a impor a sua opinião aos outros".

E, quando essa "opinião é imposta já de forma violenta, deixa de ser democracia, portanto têm direito à sua opinião, têm direito a falar uns com os outros, não têm direito a empurrar, não têm direito a condicionar as pessoas e, por isso, é que eu entrei ali pela porta principal", sublinhou.

Num balanço do primeiro dia de vacinação deste grupo etário, Gouveia e Melo avançou que "já se apresentaram mais de 102 mil jovens [este sábado]. Foi um dia muito positivo. Temos cerca de 180 mil agendados [para o fim de semana] e a grande parte já foi vacinada". 

"Estes jovens já demonstram maturidade superior ao que está atrás de mim [referindo-se aos manifestantes]. Já se percebeu o que mata. Não é a vacina, é precisamente o contrário, é o vírus. E o vírus, associado ao medo e à ignorância, ainda mata mais", vincou. 

À saída, o vice-almirante saiu por onde entrou, pela porta principal, por entre gritos de manifestantes a chamarem-no de assassino repetidamente, ladeado pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

Recorde-se que os centros de vacinação de Loures e de Odivelas vão estar abertos até à 1h, este fim-de-semana, e contam com a presença de um DJ, numa altura em que decorre a 'Casa Aberta' para os jovens entre os 16 e os 17 anos. Gouveia e Melo reiterou que esta é uma "iniciativa interessante. Temos de estar abertos a um conjunto destas iniciativas".

O relatório mais recente de vacinação contra a covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

Leia Também: AO MINUTO: 98 mil jovens vacinados hoje; Festa em praia com 60 pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório