Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Mais de 70 concelhos do interior em risco máximo de incêndio

Mais de 70 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou seis distritos sob aviso laranja por causa do tempo quente.

Mais de 70 concelhos do interior em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:32 - 13/08/21 por Lusa

País IPMA

Em risco muito elevado de incêndio estão quase cinco dezenas de municípios nos distritos de Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro.

O IPMA colocou ainda em risco elevado quase toda a região do Alentejo e outros cerca de 50 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro.

O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.

Para sábado, está previsto que mais concelhos do país fiquem em alerta máximo, segundo a previsão do IPMA.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Por causa do elevado de risco de incêndio, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou o reforço de meios e um pré-posicionamento nas regiões do Algarve, Centro e Norte.

Já o IPMA, colocou sob aviso laranja (o segundo mais grave) por causa do tempo quente os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Para hoje, o IPMA prevê em Portugal continental uma subida da temperatura mínima na região Sul, mais significativa no Algarve, e uma subida da temperatura máxima, mais significativa nas regiões Centro e Sul.

As temperaturas máximas vão variar entre os 23º (Porto) e os 42º (Évora) e as mínimas entre os 15º (Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria) e os 23º (Faro)

Leia Também: Incêndios: Governo declara situação de alerta em 14 distritos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório