Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal com "episódio de tempo quente". É "normal" para esta altura

Já a "temperatura da água do mar tem estado muito baixa no Algarve", mas o IPMA prevê que "haja uma tendência para uma ligeira subida, especialmente na parte do sotavento".

Portugal com "episódio de tempo quente". É "normal" para esta altura

Portugal passa por "um episódio de tempo quente nos próximos dias, já a partir de hoje", com o Interior e o Algarve a "contribuírem para a onda de calor", dita a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias no continente. E as noites tropicais também 'estão a caminho'.

Ao Notícias ao Minuto, a meteorologista do IPMA Maria João Frada aponta que se trata de "uma situação normal para esta altura do ano". "O que não tem sido normal, digamos assim, foram as temperaturas consecutivamente baixas atrasadas", ou seja, "muitos dias consecutivos durante o verão, semanas, em que as temperaturas máximas estiveram abaixo da média, especialmente nas regiões do Interior", explicou. Agora, "vem o tempo de verão". A temperatura "que é normal, e normal para agosto".

Maria João Frada recordou ainda que o IPMA "emitiu avisos de tempo quente para os distritos do Interior, para Lisboa, também, e Setúbal, já a partir de dia 13", sendo que "esses avisos provavelmente vão manter-se até dia 16". Ainda assim, "há a possibilidade de, em alguns distritos do Interior, o aviso, a partir do dia 13, ser levado para laranja"

Já quanto às noites tropicais, ou seja, "quando os valores da temperatura mínima são iguais ou superiores a 20 graus centígrados", estas irão acontecer "em diversos graus do território do continente".

"Esses locais serão o Interior do Alentejo, o Algarve - principalmente o Algarve - a zona do vale do Tejo, o distrito de Castelo Branco, as zonas de serra, mesmo a Serra da Estrela - as Penhas Douradas -, Lisboa também, mais para o fim de semana, e Setúbal", enumerou a meteorologista do IPMA. 

Temperatura da água no Algarve 

"A temperatura da água do mar tem estado muito baixa no Algarve e tem estado consecutivamente baixa. O que se prevê é que, já a partir de amanhã, nestes próximos dias, haja uma tendência para uma ligeira subida, especialmente na parte do sotavento", assinalou Maria João Frada ao Notícias ao Minuto. A temperatura subirá "um, dois graus", com a água a ficar "um pouco mais agradável".

Frisando que "não temos propriamente uma corrente de leste", que traz a água do Mediterrâneo, a verdade é que "começamos a ter uma ligeira componente de leste, muito fraquinha" que permitirá esta subida. 

Leia Também: Incêndios: Costa pede "cuidados acrescidos" numa altura de maiores riscos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório