Procurar

Revalidar carta e marcar consultas. Há (mais) apoios por videochamada

Serviços públicos digitais com apoio por videochamada foram alargados pelo Governo. São mais seis assuntos que pode tratar com esta ajuda.

Revalidar carta e marcar consultas. Há (mais) apoios por videochamada

© shutterstock

Notícias ao Minuto
11/08/2021 11:48 ‧ há 4 anos por Notícias ao Minuto

Há mais serviços públicos digitais com apoio por videochamada, revelou, esta quarta-feira, o ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública numa nota enviada às redações. Agora, o apoio remoto por marcação foi alargado à revalidação da carta de condução e ao agendamento de consultas no centro de saúde, entre outros. 

O serviço é ainda expandido para confirmar a alteração de morada no Cartão de Cidadão, pedir o certificado de registo criminal de pessoas singulares, associar atributos empresariais com o Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) e alterar os dados associados à Chave Móvel Digital

Estes serviços, recorda a tutela, "somam-se ao pedido da Chave Móvel Digital, Alteração de Morada no Cartão de Cidadão e Renovação de Cartão de Cidadão para maiores de 25 anos", que já estavam disponíveis nesta modalidade desde junho. 

Como funciona? 

O Governo explica: "Para recorrer à ajuda de um operador, basta aceder ao serviço pretendido em ePortugal.gov.pt, selecionar a opção suporte que se encontra na barra lateral do site, e escolher 'agendar videochamada'".

"Após o preenchimento dos dados solicitados e a escolha do dia e hora, o cidadão irá receber, em 15 minutos, um e-mail de confirmação. Na data agendada, será realizada a videochamada que permite aos cidadãos efetuar o serviço online com o auxílio do operador", é acrescentado.

Esta opção é, assim, um "modelo de 'digital assistido', que garante o apoio na utilização dos meios digitais a todos aqueles que dele necessitam".

Encaminhamento telefónico direto também foi alargado

No mesmo comunicado, a tutela da ministra Alexandra Leitão avança ainda que o serviço de encaminhamento telefónico direto também foi alargado passando também a estar disponível o "encaminhamento para atendimento direto em assuntos relacionados com a Autoridade Tributária, Instituto dos Registos e Notariado, Instituto da Segurança Social e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, através do Centro de Contacto Cidadão (300 003 990)".

Já o Centro de Contacto Empresa (300 003 980) "permite a entrada direta para obtenção de esclarecimentos sobre vários serviços dedicados à atividade económica e o atendimento (em fase de projeto-piloto) para os seguintes serviços: Alojamento Local, Saldos e liquidações e Feirante ou vendedor ambulante".

Leia Também: PCP requer audição de ministra por partilha de dados com a Google

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10