Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Incêndios: Costa pede "cuidados acrescidos" numa altura de maiores riscos

O primeiro-ministro, António Costa, apelou hoje a que os portugueses tenham "cuidados acrescidos" na prevenção de incêndios, numa altura em que a meteorologia indica "que os próximos dias serão dias de riscos acrescidos".

Incêndios: Costa pede "cuidados acrescidos" numa altura de maiores riscos
Notícias ao Minuto

07:07 - 11/08/21 por Lusa

País António Costa

"A meteorologia indica-nos que os próximos dias serão dias de riscos acrescidos, e por isso temos que ter cuidados acrescidos", afirmou António Costa numa curta declaração em vídeo.

Relembrando que as "televisões têm mostrado imagens terríveis do que tem acontecido em outros países nas últimas semanas devido a temperaturas muito elevadas", o primeiro-ministro frisou que ninguém quer ver esse cenário "outra vez" em Portugal.

"Por isso, cada um de nós tem que se empenhar em ter todos os cuidados para evitar que os incêndios sejam de novo uma tragédia em Portugal", realçou.

O chefe do executivo indicou ainda que, nos últimos três anos, se alcançou uma redução de 50% no número de incêndios, assim como uma redução de 64% da área ardida quando comparado com a década anterior.

"Este é um resultado que é fruto do trabalho dos diferentes agentes de proteção civil - dos bombeiros em particular - mas, sobretudo, fruto da ação cívica dos portugueses, na limpeza dos terrenos e no evitar comportamentos de risco. Esta é uma tendência que temos que manter para segurança de todos", apontou.

Nesse sentido, e apesar de afirmar que, "em caso de necessidade", se pode "contar com os agentes da proteção civil" e com os bombeiros, António Costa reiterou o apelo para que "cada um" evite "aqueles comportamentos que são os comportamentos dos quais se desencadeiam involuntariamente muitos incêndios".

"Tenha cuidado. Cuide de si, cuide dos outros, cuide da nossa floresta, cuide do nosso país", afirmou António Costa.

Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que os valores da temperatura máxima em Portugal continental vão subir até ao próximo fim de semana, quando devem ultrapassar os 40 graus em algumas regiões do interior, esperando-se também ao longo da semana um agravamento do risco de incêndio.

O IPMA espera que as temperaturas mais elevadas sejam registadas no interior norte e centro, assim como no interior do Alentejo e em alguns locais do Algarve.

Para o litoral norte e centro é esperada uma subida de temperatura a partir de sexta-feira.

A partir das 12h00 de quarta-feira e até às 12h00 de sexta-feira há sete distritos que vão estar sob aviso amarelo devido ao calor: Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Os valores de temperatura elevados devem manter-se até domingo esperando-se que as temperaturas comecem a descer na segunda-feira, dia 16, mas com grande parte do território ainda com valores de temperatura máxima acima dos 30 graus e as regiões do interior de Castelo Branco e do Alentejo com temperaturas máximas acima dos 36 graus.

Também o risco de incêndio, potenciado por fatores como a temperatura do ar elevada, baixos níveis de humidade relativa e vento intenso, se vai agravar nos próximos dias.

Leia Também: Temperaturas sobem no continente e risco de incêndio agrava-se

Recomendados para si

;
Campo obrigatório