Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mãe com leite na axila. Caso aconteceu cá e chegou a revista científica

A mulher de 26 anos foi diagnosticada com polimastia. Caso aconteceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Mãe com leite na axila. Caso aconteceu cá e chegou a revista científica
Notícias ao Minuto

22:34 - 10/08/21 por Notícias ao Minuto

País polimastia

Uma mulher de 26 anos começou a deitar leite pela axila, dois dias após ter dado à luz. O caso aconteceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e foi descrito na publicação científica New England Journal of Medicine, no final de julho. 

Cristiana Marinho-Soares e Maria Pulido-Valente, médicas da unidade hospitalar, descrevem, na publicação, que a paciente começou a sentir dor na axila direita dois dias após ter tido um filho de parto normal. 

O exame físico mostrou que a jovem tinha uma "massa axilar redonda, firme e bem circunscrita" que libertava uma secreção branca quando pressionada, como mostram as imagens abaixo. 

Notícias ao MinutoPolimastia© Reprodução | New England Journal of Medicine  

A paciente foi então diagnosticada com polimastia, uma condição "na qual o tecido mamário acessório se desenvolve ao longo da anterior crista mamária embrionária". Isto é, o tecido mamário desenvolve-se noutras zonas, sendo a mais comum a axilar.  
 
"No período pós-parto, o leite pode ser drenado do tecido, que pode aumentar de volume, em alguns casos causando dor e desconforto", pode ler-se. 

A mulher de 26 anos foi ainda diagnosticada com linfadenopatia (aumento dos nódulos linfáticos) e lipoma (tumor cutâneo benigno).

As médicas responsáveis pelo caso clínico destacam a importância, neste domínio, do acompanhamento médico e do rastreio do cancro da mama.

Leia Também: Pfizer lança website dedicado a pessoas com cancro da mama metastático

Recomendados para si

;
Campo obrigatório