Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Segurança nos recintos desportivos continua a ser "prioridade do Governo"

A segurança nos recintos desportivos deu o mote à realização, esta terça-feira, de uma reunião no Ministério da Administração. O início da época desportiva coincide com o regresso do público aos estádios e, por isso, este é o momento para "uma reflexão conjunta".

Segurança nos recintos desportivos continua a ser "prioridade do Governo"
Notícias ao Minuto

18:47 - 10/08/21 por Notícias ao Minuto

País MAI

A segurança nos recintos onde se realizam espetáculos desportivos e o combate à violência associada ao desporto continuam "a ser uma prioridade do Governo, das autoridades policiais e de proteção civil". Com efeito, estes foram os temas 'em cima da mesa' numa reunião realizada esta terça-feira no Ministério da Administração.

A reunião, presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, e pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, contou com a presença de representantes da Forças de Segurança (GNR e PSP), da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portugal.

Em nota enviada às redações, o gabinete de Eduardo Cabrita lembra que "a segurança do recinto desportivo e anéis de segurança é responsabilidade dos promotores do espetáculo desportivo" e compete às "Forças de Segurança a fiscalização do cumprimento da lei e assumir as suas responsabilidades em termos de segurança pública"

Considerando que a segurança nos espetáculos desportivos e o combate e erradicação dos fenómenos de violência são responsabilidades partilhadas, "exige-se uma abordagem integrada para esta matéria, que deve envolver a Federação Portuguesa de Futebol e a Liga Portugal, no respeito pelas atribuições, competências e responsabilidades próprias de cada entidade". 

Este ano, o início da época desportiva coincide com o regresso do público aos estádios. Portanto, este é o "momento adequado para uma reflexão conjunta sobre esta matéria, para implementar as medidas que que se considerem adequadas, por forma a dar continuidade à melhoria e ao reforço das condições de segurança nos espetáculos desportivos"

Com efeito, nesta reunião foi "abordada a necessidade de um compromisso de todos os atores para o cumprimento da lei, no que diz respeito à implementação do estabelecido na lei relativamente às zonas com condições especiais de acesso e permanência de adeptos, nos recintos, e respetivo cartão de adepto".

Para as entidades que marcaram presença neste encontro foi consensual a importância da realização de reuniões periódicas. O objetivo passa por monitorizar as questões da segurança nos recintos, identificando os riscos e as vulnerabilidades. 

Leia Também: GNR/PSP. Aumento de queixas é "expediente" para tentar atenuar culpas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório