Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 21º

Portugal com cerca de 1.200 infetados em lares. Maioria está vacinada

Neste momento, há mais de 50 surtos ativos em lares em Portugal. Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos pede reforço vacinal de terceira dose.

Portugal com cerca de 1.200 infetados em lares. Maioria está vacinada
Notícias ao Minuto

23:51 - 09/08/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Há mais de 50 surtos Covid-19 em lares de idosos no país, infetando 1.192 utentes e funcionários, adiantou esta segunda-feira a SIC Notícias. 

De acordo com o canal, a maioria destes doentes foi vacinada entre janeiro e março deste ano e apresenta  sintomas ligeiros. No entanto, quatro idosos diagnosticados com o novo vírus e com o esquema vacinal completo já morreram. 

Neste momento, um dos surtos que mais preocupa é num lar de Almodôvar, que conta com 45 contágios ativos, 38 idosos e sete funcionárias. 

O surto em Proença-a-Nova também já conta com 153 casos, sendo que cinco utentes encontram-se ventilados no lar.

Em declarações ao canal da estação televisiva, a Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos apelou para que uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 seja ponderada, num momento em que o Governo diz estar à espera de mais dados científicos para tomar uma decisão sobre a matéria. 

"Sem vacina teria sido catastrófico como foi o ano passado e no princípio deste ano", alertou João Ferreira de Almeida, presidente da Associação de Apoio Domiciliário, de Lares e Casas de Repouso de Idosos, salientando a importância da vacinação contra a Covid-19 na população mais idosa.  

Importa recordar que os últimos dados divulgados pela task force indicam que apenas 1% dos utentes e 3,4% dos funcionários ainda se encontram por vacinar.

Leia Também: Mil idosos em lares estão por vacinar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório