Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Limpeza do Padrão dos Descobrimentos estará pronta ainda esta 2.ª feira

A Câmara prevê que o monumento vandalizado em Lisboa esteja restaurado ainda esta noite.

Limpeza do Padrão dos Descobrimentos estará pronta ainda esta 2.ª feira
Notícias ao Minuto

21:54 - 09/08/21 por Notícias ao Minuto

País Padrão dos Descobrimentos

A Câmara Municipal de Lisboa já está a realizar a limpeza do Padrão dos Descobrimentos, que foi ontem alvo de vandalismo.

"A operação de limpeza, que foi antecedida de uma perícia por parte das equipas da Polícia Judiciária, deverá ficar concluída esta noite", adiantou a autarquia, através de uma nota divulgada na sua página oficial do Facebook. 

A Câmara Municipal de Lisboa condenou ainda o  graffiti desenhado no monumento, sublinhando que "todos os atos de vandalismo contra o património coletivo da cidade são inaceitáveis".

Esta tarde, em declarações à Lusa, uma fonte municipal já tinha avançado que a Polícia Judiciária estava a fazer perícias no graffiti que foi inscrito no domingo no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, e que tinha sido contratada uma empresa de restauro especializada para a remoção da tinta.  

O Padrão dos Descobrimentos foi vandalizado no domingo com um graffiti numa das laterais do monumento, com uma extensão de cerca de 20 metros e escrito em inglês. 

Na mensagem lê-se "Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]", o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate".

A ocorrência foi registada pela PSP cerca das 11h30 de domingo, tendo o facto sido comunicado à Câmara Municipal de Lisboa, que tutela o monumento. O graffiti foi feito por desconhecidos, não havendo, até ao momento, qualquer suspeito identificado.

Leia Também: PJ está a investigar 'graffiti' no Padrão dos Descobrimentos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório