Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Electrão premeia sete projetos inovadores na área do ambiente

O Electrão - Associação de Gestão de Resíduos vai premiar sete projetos inovadores na área do ambiente, com um valor total de 20 mil euros.

Electrão premeia sete projetos inovadores na área do ambiente
Notícias ao Minuto

10:16 - 09/08/21 por Lusa

País Electrão

A segunda edição da Academia Eletrão contou com 74 candidaturas elegíveis, distribuídas por cinco categorias: Arte Eletrão, Valorização Eletrão, Contentorização Eletrão, Mobilização Electrão e Digital Electrão.

O prémio máximo de quatro mil euros foi atribuído a três vencedores: "The Trash Traveler" (Arte Electrão), um projeto que percorre praias portuguesas para recolher lixo marinho, "Mechanical 2021" (Mobilização Electrão), um jogo de tabuleiro que quer sensibilizar a comunidade e promover a educação e responsabilidade ambiental em relação ao tratamento e recolha de resíduos, e "Rede Ecocentros Cascais" (Contentorização Electrão), uma iniciativa que promove a recolha de cabos elétricos, pequenos eletrodomésticos, pilhas, baterias, toners, tinteiros, lâmpadas, latas de spray, loiças, cassetes, livros, revistas, rolhas e caricas.

Foram ainda atribuídos mais quatro prémios no valor de dois mil euros cada aos projetos "Face Plastic", "Sustentarte", "ReCarrega Marvila", e "Implementação de Espaço Maker".

A segunda edição deste concurso foi lançada em dezembro de 2019, mas, em consequência da pandemia de Covid-19, as candidaturas foram prolongadas até 14 de maio de 2021.

"A Academia Electrão é destinada a instituições de ensino superior e de investigação, ao setor empresarial, a associações de desenvolvimento, a instituições sociais, à comunidade artística e a outras entidades e particulares, e surge da necessidade de promover a inovação no setor dos resíduos e assim contribuir para o desenvolvimento sustentável", esclarece o documento. 

Leia Também: Projeto "Escola Electrão" permitiu recolher 262 toneladas de pilhas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório