Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Inferno grego chegará a Portugal? "Previsão tem pouquíssima sustentação"

Mapas de previsão semanal "não mostram qualquer cenário de calor extremo para Portugal até ao fim de agosto".

Inferno grego chegará a Portugal? "Previsão tem pouquíssima sustentação"

Tendo em conta as notícias que apontavam para uma eventual chegada a Portugal do 'inferno' de calor que se está a viver, de momento, na Grécia, a página especializada 'Meteo Trás os Montes' publicou, nas redes sociais, um esclarecimento que 'arrefece' as ideias mais alarmantes: trata-se de uma "previsão" que tem "pouquíssima sustentação", indicam. 

"Dada a distância temporal, esse tipo de previsão tem pouquíssima sustentação, uma vez que acima de 3/4 dias as previsões, têm fiabilidade reduzida, são meras tendências", acrescentam ainda.

De acordo com a página, os mapas de previsão semanal "não mostram qualquer cenário de calor extremo para Portugal até ao fim de agosto", mas sim "uma clara subida das temperaturas para valores dentro do normal para o período em que estamos, com as variações normais diárias e semanais".

E mais. "É necessário ter em conta que partimos de valores abaixo da média, pelo que uma subida das temperaturas não implica a chegada de calor excessivo ao nosso país."

O Notícias ao Minuto tentou contactar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas não obteve sucesso. 

De acordo com a página do IPMA, a previsão é de temperaturas máximas na ordem dos 28.ºC em Lisboa até ao final da próxima semana. Faro poderá contar com máximas que rondam os 30.ºC, com temperaturas que deverão chegar aos 34.ºC nos dias 13 e 14 deste mês. Mais a norte, no Porto, são esperadas máximas de 25.ºC ao longo dos próximos dias. 

Recorde-se que a Grécia está a ser devastada por dramáticos incêndios. Cerca de 85 pessoas tiveram de abandonar as suas casas na ilha grega de Evia, cercada na quarta-feira por aquele que é considerado o mais violento incêndio que atingiu a Grécia nos últimos dias.

Leia Também: Grécia enfrenta pior vaga de calor dos últimos 30 anos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório