Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Incêndio em Loulé. 53 pessoas deixaram as suas casas por precaução

Habitantes de três povoações decidiram deixar as suas casas devido ao incêndio que lavra em Loulé.

Incêndio em Loulé. 53 pessoas deixaram as suas casas por precaução
Notícias ao Minuto

19:22 - 04/08/21 por Melissa Lopes

País Algarve

O incêndio que lavra em Loulé, no Algarve, tem, nesta altura, duas frentes ativas e levou a que 53 pessoas decidissem sair das suas casas "por precaução", disse ao Notícias ao Minuto o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Faro. Em causa estão residentes de 30 habitações de três povoações: Amendoeira (25), Apra (três) e Pedragosa (duas).

As 53 pessoas tiveram a iniciativa de sair de casa depois de a GNR as ter informado do incêndio e alertado da possibilidade de as povoações terem de vir a ser evacuadas.

"Com esta informação, voluntariamente, a população tomou a medida preventiva de abandonar as habitações e foram para casas de familiares e amigos", acrescentou.

Uma das frentes ativas, e que representa "maior perigosidade", lavra em direção a sudoeste. Trata-se de uma zona de mato, sem acessos e onde não é possível criá-los pelo facto de ser uma área com muitas pedras. O combate às chamas faz-se aqui apenas através dos meios aéreos.

Na outra frente,  estão a ser reposicionados os meios, nomeadamente apeados. O objetivo dos meios no terreno é fazer com que o incêndio possa evoluir para zonas onde seja possível fazer o combate. 

Apesar de se sentir algum vento no local, "não é nada de excecional" e está "prevista uma diminuição da intensidade", condições que podem favorecer o trabalho dos bombeiros, sublinhou.

O alerta para o incêndio foi dado às 13h46 e, pelas 19h30, era combatido por oito meios aéreos e 240 bombeiros, auxiliados por 81 veículos. 

Leia Também: Mais de 160 operacionais e 8 meios aéreos combatem fogo em Loulé

Recomendados para si

;
Campo obrigatório