Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu João Macedo, líder de um projeto agroindustrial angolano

O empresário português João Macedo, sócio e administrador da Novagrolider, um dos maiores projetos agroindustriais em Angola, morreu hoje em Lisboa, vítima de um acidente de viação.

Morreu João Macedo, líder de um projeto agroindustrial angolano
Notícias ao Minuto

17:53 - 03/08/21 por Lusa

País João Macedo

A informação foi divulgada pelo Conselho Económico e Social, organização criada pelo Presidente angolano, João Lourenço, e que João Macedo integrava.

"Neste momento de dor e luto, a coordenação do Conselho Económico e Social (CES), o coletivo dos seus membros conselheiros e o secretariado executivo, curvam-se perante a memória deste insigne filho da pátria, destacado conselheiro do Conselho Económico e Social, tão grande impulsionador do desenvolvimento agropecuário no nosso país e lutador da classe empresarial angolana", lê-se numa nota.

O CES, no mesmo comunicado, endereça "solidariedade à família enlutada, sentimentos de pesar à esposa e filhos, bem como ao coletivo de angolanos que em vida conviveram e foram inspirados pelo legado do malogrado".

O empresário, impulsionador da produção de banana na província angolana do Bengo, viu novamente reconhecido o seu trabalho à frente da Novagrolider, com a visita do Presidente angolano, no mês passado, à fazenda deste grupo empresarial que produz 75 mil toneladas de banana por ano e emprega 1.100 trabalhadores angolanos, exportando para Portugal, Marrocos e África do Sul.

João Macedo, oriundo de Alcobaça, instalou-se em Angola acompanhado do irmão, José Macedo, tendo criado desde então um grupo que atua sobretudo no setor agrícola possuindo duas unidades de produção, a Fazenda Bumba Longa (Cuanza Sul) e a Fazenda do Caxito (Bengo).

No conjunto, os 4.500 hectares de plantio produzem em média, por ano, 60.000 toneladas de frutícolas e hortícolas que se destinam a abastecer o mercado angolano.

A GrupoLider conta ainda com dois polos industriais para transformação dos produtos agrícolas, um em Catete e outro no Caxito, tendo também investimentos na agropecuária e piscicultura.

Segundo José Macedo, o grupo investiu 221 milhões de dólares (186 milhões de euros) nos últimos sete anos em quatro fazendas agrícolas da Novagrolider, no país.

O valor foi investido em fazendas agrícolas, de pecuária e piscicultura, localizadas no Bom Jesus, com 200 hectares, Caxito (500 hectares), Quibala (8.500 hectares) e Porto Amboim (10.000 hectares).

Em 2017, os investimentos ultrapassaram os 50 milhões de dólares (42 milhões de euros), representando um aumento de 600% em relação a 2013.

O volume da exportação em 2020 registou um aumento, ao cifrar-se em 7.300 toneladas de produtos diversos, com destaque para banana, manga, papaia, pitaia, abacaxi, limão, maracujá, melão e meloa, atingindo um volume de negócios de mais de mil milhões de kwanzas.

[Notícia atualizada às 18h12]

Leia Também: Ensino superior angolano com quase 145 mil vagas autorizadas para 2020/21

Recomendados para si

;
Campo obrigatório