Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2021
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Restaurantes? Deviam ter "mesas para quem tem certificado e quem não tem"

O bastonário da Ordem dos Médicos propôs uma abordagem diferente do autoteste para o acesso dos clientes à restauração.

Restaurantes? Deviam ter "mesas para quem tem certificado e quem não tem"

Miguel Guimarães, o bastonário da Ordem dos Médicos, propôs esta segunda-feira, que as autoridades procurassem uma abordagem diferente para a restauração e que os estabelecimentos pudessem ter um espaço diferenciado consoante a vacinação do cliente.

Em declarações na antena da TVI24, Miguel Guimarães referiu que deveria existir "uma perspetiva diferente, mais focada no esquema vacinal completo, dentro do certificado digital Covid-19", com os restaurantes a "organizarem-se com mesas para quem tem o certificado e para quem não tem".

Para o bastonário a medida que obriga à apresentação de um teste negativo para ir almoçar ou jantar a um restaurante "não faz sentido nenhum". "Se calhar, nos restaurantes, os autotestes vão ter de acabar. Não faz sentido nenhum. Autotestes nos restaurantes para as pessoas irem almoçar e jantar não faz sentido nenhum”, referiu.

Além disso, considera "mais importante, os restaurantes terem um selo cá fora a dizer: 'neste restaurante, todos os nossos colaboradores estão vacinados', do que propriamente as pessoas terem que apresentar um certificado ou um autoteste".

Por fim, Miguel Guimarães teceu críticas à forma como a comunicação tem sido feita por parte das autoridades de saúde no que à vacinação diz respeito. "Falhas de comunicação são o terreno mais fértil para os negacionistas. Nós temos um conjunto de pessoas que são contra as vacinas desde o início. Este tipo de situações, onde se criam muitas dúvidas, onde há dúvidas sobre o que se deve ou não fazer, são o terreno mais fértil para estes movimentos negacionistas crescerem", rematou.

Leia Também: Médicos apelam a rápida revisão da norma sobre vacinação dos jovens

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório