Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Primeira fase da "libertação" abriu bares e lisboetas disseram 'presente'

Cais do Sodré foi uma das zonas da capital que se encheu de pessoas a aproveitar a reabertura dos bares.

Notícias ao Minuto

07:40 - 02/08/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

As restrições de horários para restaurantes e bares 'caíram' na primeira fase da "libertação" anunciada na passada quinta-feira por António Costa no final do Conselho de Ministros. Esta queda da regra - que mantinha estes estabelecimentos a funcionar a meio gás ou mesmo encerrados -, que começou este domingo, dia 1 de agosto, fez-se sentir logo na noite de ontem em Lisboa. 

Na capital, como é hábito, a zona do Cais do Sodré foi uma das mais 'concorridas'. Foi aqui que centenas de pessoas fizeram a festa da primeira fase de 'abertura' do país que nos irá levar à normalidade. 

De  recordar que a "libertação" vai ocorrer em três fases, sendo que, na primeira, terminou também o recolher obrigatório nos concelhos de risco elevado e muito elevado. 

A segunda fase, em setembro, ficará marcada pelo fim do uso obrigatório da máscara na via pública, enquanto a terceira, em outubro, trará o fim dos limites de lotação nos espaços.

A diferenciação de regras em relação a concelhos termina com a chegada destas novas três fases, passando as medidas "a ter um âmbito nacional". Em segundo lugar, o comércio, a restauração e os espetáculos culturais voltam a ter os horários normais, sem restrições - "com limite às 2h da manhã" - e com as regras da Direção-Geral da Saúde em vigor.

O fim destas limitações alia-se à "utilização intensiva" do certificado digital ou dos testes negativos, especificou o primeiro-ministro no final da reunião magna do Executivo.

Veja, na galeria acima, as imagens captadas ontem em Lisboa.

Leia Também: Covid-19: Bares podem reabrir no domingo com regras dos restaurantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório