Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Força Aérea transporta dez doentes em 30 horas. Conheça as missões

Uma delas envolveu o encaminhamento de duas crianças "politraumatizadas" entre Ponta Delgada e o Continente.

Força Aérea transporta dez doentes em 30 horas. Conheça as missões
Notícias ao Minuto

19:23 - 29/07/21 por Notícias ao Minuto

País Força Aérea

A Força Aérea Portuguesa (FAP) transportou dez doentes em 30 horas. Entre o dia 27 e a manhã de hoje, 29 de julho, este ramo das Forças Armadas nacionais realizou seis transportes de urgência - três entre ilhas do Arquipélago da Madeira, duas entre os Açores e o Continente e uma entre ilhas do Arquipélago dos Açores.

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a FAP indica que estas missões se traduziram "no transporte de dez pacientes que necessitavam de assistência médica urgente". As seis missões totalizaram 12h10 de voo.

E há duas que merecem especial destaque. Neste período, a Força Aérea, através do C-130H, da Esquadra 501 – 'Bisontes' -, fez o transporte de "duas crianças politraumatizadas" entre Ponta Delgada e o Continente.

Salienta-se ainda o transporte no âmbito do combate à Covid-19, de "uma mulher, de 46 anos, entre os Açores e o Continente", executado pelo Falcon 50 da Esquadra 504 – 'Linces'.

Esta missão "foi efetuada em conjunto com uma equipa de Cuidados Intensivos ECMO do Hospital de São João" e contou ainda com um enfermeiro do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, "por forma a garantir a interface entre as particularidades da situação clínica e da aeronave empenhada", termina a Força Aérea.

Leia Também: Força Aérea transporta de urgência duas crianças para o Continente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório