Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

JMJ 2023. Costa nomeia José Sá Fernandes coordenador do Grupo de Projeto

A informação foi anunciada, esta quarta-feira, pelo gabinete do primeiro-ministro António Costa.

JMJ 2023. Costa nomeia José Sá Fernandes coordenador do Grupo de Projeto
Notícias ao Minuto

18:00 - 28/07/21 por Notícias ao Minuto

País Jornada Mundial da Juventude

A cerca de dois anos da realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2023) em Portugal, António Costa nomeou, esta quarta-feira, José Sá Fernandes "como coordenador do Grupo de Projeto". A informação foi revelada em comunicado enviado pelo pelo gabinete do primeiro-ministro ao Notícias ao Minuto.

De modo a garantir a "adequada preparação para o evento", José Sá Fernandes "irá iniciar as suas funções a partir do dia 11 de outubro de 2021", pode ler-se no documento.

De recordar que, em 2023, Lisboa vai receber a Jornada Mundial da Juventude, que "consiste num evento religioso de grande dimensão, que reúne milhões de católicos oriundos de todo o mundo, sobretudo jovens".

Além da organização da JMJ 2023 propriamente dita, explicita a nota a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o Grupo de Projeto vai também "acompanhar e preparar a requalificação urbanística e a valorização ambiental e ecológica da zona ribeirinha onde atualmente se localiza o Complexo Logístico da Bobadela, cujos terrenos começarão a ser desocupados para efeitos da realização da JMJ 2023".

Já hoje, acrescenta-se, realizou-se uma visita de trabalho ao edifício onde "previsivelmente vão estar sediadas as equipas e os voluntários que irão trabalhar na organização deste evento de escala global".

O Papa Francisco já confirmou a sua intenção de estar em Portugal para o encerramento da Jornada Mundial da Juventude em 2023. Na ocasião, o líder da Igreja Católica pretenderá deslocar-se também ao Santuário de Fátima.

A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento organizado pela Igreja Católica, tendo o anúncio da escolha de Lisboa para receber esta edição sido feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá.

Inicialmente prevista para agosto de 2022, a pandemia de Covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano. Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).

Leia Também: Jornada da Juventude quer jovens a olharem para os mais idosos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório