Meteorologia

  • 24 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Edição

Matosinhos regista redução de 1,5% no número de habitantes

O concelho de Matosinhos registou uma redução de 1,5% no número de habitantes, contando agora com 172.671 residentes, segundo os resultados dos Censos 2021, adiantou hoje a presidente daquela autarquia no distrito do Porto.

Matosinhos regista redução de 1,5% no número de habitantes

A falar no período antes da ordem do dia na reunião do executivo camarário, Luísa Salgueiro revelou que os dados apontam que "a zona da orla costeira e a zona limítrofe com o concelho do Porto são as mais procuradas para viver".

A autarca referiu ainda que uma das causas apontadas para a "redução da habitantes em Matosinhos se deve ao preço do metro quadrado ter subido acima da média dos concelhos vizinhos".

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar quarta-feira os primeiros resultados do Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99 por cento.

Estes serão ainda resultados preliminares, "baseados em contagens resultantes do processo de recolha", e serão divulgados antes de terminado "todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida".

Os resultados definitivos deverão ser divulgados no quarto trimestre do próximo ano, mas ainda em fevereiro de 2022 serão conhecidos resultados provisórios.

O método usado por 87,5% das famílias foi o acesso direto ao 'site' de resposta ao Censos, enquanto 7,7% das respostas foram dadas com as aplicações móveis dos recenseadores e 4,1% recorreram aos 'e-balcões' nas Juntas de Freguesia.

A recolha de respostas decorreu entre 05 de abril e 31 de maio, com 15 mil pessoas envolvidas na operação, e a maior parte do trabalho ficou feito "apenas seis semanas depois da data do momento censitário", a data de 19 de abril.

A quantidade de respostas dadas digitalmente "contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança" no contexto da pandemia, refere o INE, destacando "o elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos" e o empenho das equipas que trabalharam no recenseamento.

Leia Também: Matosinhos quer parcela de terrenos da refinaria da Galp para uso público

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório