Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Restrições? "Há espaço para passarmos a uma fase de maior alívio"

Matemático Carlos Antunes assinala, contudo, que é necessário continuar "sempre a vigiar muito de perto os indicadores".

Restrições? "Há espaço para passarmos a uma fase de maior alívio"
Notícias ao Minuto

18:28 - 26/07/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

O matemático Carlos Antunes referiu, esta segunda-feira, em declarações à SIC Notícias, que o pico da pandemia da Covid-19 "ocorreu entre a semana anterior e esta semana que passou", havendo agora "espaço" para uma nova realidade.

Na opinião do especialista, "há espaço para acomodar uma outra realidade e passarmos a uma fase de maior alívio em termos de restrições, quer de horários quer de atividades, evidentemente continuando sempre a vigiar muito de perto os indicadores"

Amanhã, recorde-se, peritos e governantes vão reunir-se na sede do Infarmed, em Lisboa, para debater quais os próximos passos a seguir no que ao combate à pandemia diz respeito. Hoje, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, não descartou a possibilidade de um alívio das restrições. 

De recordar que no habitual espaço de comentário na antena da SIC Notícias, aos domingos, Marques Mendes revelou que os "peritos vão fazer uma proposta ao Governo, que em princípio será aceite". Esta passa por "acabar as restrições horárias que existem neste momento".

"Não é com todas" as restrições, alertou, mas sim com as "horárias", como as que dizem respeito aos "restaurantes, aos espetáculos, nas lojas comerciais, no recolher obrigatório entre as 23h e as 5h00 da manhã". A alternativa, assegurou, irá passar pela aposta "cada vez mais na testagem e na vacinação, nos Certificados Covid"

Portugal registou 1.610 casos de Covid-19 e mais nove mortes no espaço de 24 horas, segundo os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal contabiliza 954.669 contágios, 17.301 óbitos e 883.372 recuperados. Os internamentos subiram para mais de 900 e há quase 200 pessoas internadas nas unidades de cuidados intensivos. 

Leia Também: AO MINUTO: Portugal é o 2.º país da UE com maior média de óbitos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório