Dois homens foram detidos e uma embarcação de recreio foi apreendida, na quinta-feira, no Samouco, durante uma ação de fiscalização dirigida à captura de amêijoa no rio Tejo.
Os elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa detetaram que a embarcação em causa estava com excesso de lotação, com um total de 16 pessoas a bordo, tendo verificado que 13 delas se encontrava em situação ilegal em Portugal.
De acordo com uma nota da Autoridade Marítima Nacional, a embarcação estava "a cometer diversas infrações, nomeadamente a falta de registo do motor instalado, a falta da vistoria válida, falta de equipamentos de segurança, bem como a falta de habilitação legal para o governo da embarcação".
"Dos 13 homens que se encontravam em situação ilegal em Portugal, 11 deles foram notificados para regularizar a sua situação junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), sendo que dois deles foram detidos por já terem sido notificados pelo SEF para abandonarem o território nacional, indicação que não respeitaram, pelo que serão presentes a tribunal", lê-se ainda.
Esta ação envolveu quatro elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, apoiados por uma embarcação.
Leia Também: Autoridades tunisinas resgatam 150 migrantes de embarcação à deriva