Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Como (re)agir em caso de assalto. Eis as recomendações da PSP

Agentes deixaram diversas recomendações que deve seguir nestes casos traumáticos. 

Como (re)agir em caso de assalto. Eis as recomendações da PSP
Notícias ao Minuto

09:18 - 23/07/21 por Notícias ao Minuto

País Assalto

Em caso de assalto, há formas (mais) acertadas de (re)agir perante a situação e o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) quer ajudá-lo a estar preparado - dentro do possível - e indicar-lhe o que fazer se alguma vez se encontrar nesta posição. 

Assim, nas redes sociais, os agentes deixaram diversas recomendações que deve seguir nestes casos traumáticos. 

Primeiro, "mantenha a calma e não reaja com violência (nunca ofereça resistência, para não ser agredido fisicamente)". A PSP aponta também que deve seguir "as ordens do(s) assaltante(s)", uma vez que "(este(s) só recorre(m) à força se ficar(em) assustado(s) ou se sentir(em) ameaçado(s)". 

Outra das 'dicas' é "procurar ver se (re)conhece o(s) assaltante(s)", sendo que deve tentar "reter na memória a fisionomia, estatura e compleição física, vestuário, cor e tamanho do cabelo, tom de voz, calçado, cor da pele, etc". 

Casos estes se façam deslocar numa viatura, o lesado deve "decorar ou escrever a matrícula num papel, bem como marca e modelo e a direção que seguiu". 

"Logo que lhe seja possível e, de forma a não correr perigo de vida, tente chamar a atenção de alguém que esteja perto de si (grite por socorro)" e  ligue 112  - "Peça ajuda e a presença de elementos policiais no local". 

Por último, a PSP recomenda-lhe que "não mexa em nada, de modo a preservar ao máximo o local do crime".

Leia Também: Sete anos de prisão para suspeito de vários assaltos em Águeda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório