Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Porto quer reforçar transporte de táxi para centros de vacinação

A Câmara do Porto quer reforçar, em 120 mil euros, o apoio concedido às centrais de táxis que realizaram, entre março e junho, 16.195 deslocações de e para os centros de vacinação contra a Covid-19 na cidade.

Porto quer reforçar transporte de táxi para centros de vacinação
Notícias ao Minuto

18:40 - 22/07/21 por Lusa

País Covid-19

Na proposta, a que a Lusa teve hoje acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo municipal de segunda-feira, a maioria municipal liderada pelo independente Rui Moreira, propõe um reforço do apoio concedido às duas centrais de táxi da cidade com quem foi formalizado um acordo em março deste ano.

A Raditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto e a Táxis Invicta, Central Rádio Táxi do Porto têm vindo, desde então, a disponibilizar o transporte em táxi de e para os centros de vacinação do Porto, pelo valor único de dois euros por viagem.

De acordo com o documento, até 30 de junho foram realizadas e apoiadas 16.195 deslocações em táxi para a vacinação, correspondente a um montante de 83.595,90 euros pagos pelo município às centrais de táxis.

A elevada procura deste serviço, que se justifica pela cada vez maior abrangência etária do Plano de Vacinação em vigor, tinha já levado o executivo municipal a propor e a aprovar, em 31 de maio, um reforço, em igual montante, da verba inicialmente prevista no acordo (60 mil euros).

Nessa mesma reunião foi ainda aprovada a prorrogação do prazo de vigência do acordo, até 30 de setembro.

Antevendo uma crescente procura do serviço de transporte em táxi, decorrente do "aumento significativo do número de convocados para vacinação", aliado à recente abertura do novo centro de vacinação do Queimódromo, a vereadora dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, Cristina Pimentel, propõe um novo reforço, no valor de 120 mil euros, do apoio concedido.

"A população tem aderido à iniciativa promovida pelo município para a deslocação em táxi, com acréscimos mensais de procura médios superiores a 20%, prevendo-se que a verba disponibilizada até à data se esgote antes da data prevista para o termo do acordo celebrado com as centrais de táxi a 30 de setembro de 2021", aponta a maioria municipal.

A medida através da qual a autarquia apoia o transporte em táxi de e para os locais de vacinação contra a Covid-19 foi implementada em março, depois de fechado o acordo de colaboração com as duas centrais.

O serviço pode ser solicitado por via telefónica para uma central, através do número 939955263.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.128.543 mortos em todo o mundo, entre mais de 191,9 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.248 pessoas e foram registados 943.244 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Leia Também: Federação do Táxi apela à mobilização do setor para a testagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório