Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Covid-19. Vacina da Janssen tem mais um efeito indesejável (muito raro)

Em causa está a síndrome de Guillain-Barré e o Infarmed alerta que as pessoas vacinadas com o imunizante da Janssen devem estar atentas a sintomas como fraqueza nas extremidades, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos. Sendo este um efeito indesejável muito raro, o Infarmed e a EMA defendem que os benefícios da vacina continuam a superior os riscos.

Covid-19. Vacina da Janssen tem mais um efeito indesejável (muito raro)
Notícias ao Minuto

17:21 - 22/07/21 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

A síndrome de Guillain-Barré (SGB) passará a ser incluída na informação de efeitos indesejáveis da vacina da Janssen contra a Covid-19, indicou, esta quinta-feira, o Infarmed. 

Esta síndrome é caracterizada como uma "doença neurológica rara originada por dano causado às células nervosas periféricas pelo sistema imunitário", refere o comunicado da Autoridade Nacional do Medicamento.

A SGB pode manifestar-se em dor, dormência e fraqueza muscular ou, nos casos mais graves, progressão para paralisia, sendo que "a maioria das pessoas recupera totalmente". 

O Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC, na sigla em inglês) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) avaliou os dados disponíveis, entre eles 108 casos de SGB notificados em todo o mundo, até 30 de junho, "quando mais de 21 milhões de pessoas tinham já recebido esta vacina". 

Com efeito, de acordo com o regulador português, entre estes casos "houve um com desfecho fatal. Após avaliar os dados disponíveis, o PRAC considerou que é possível a existência de uma relação causal entre a vacina COVID-19 Janssen e a SGB".

Pese embora a notificação de casos de SGB após a vacinação com este imunizante "tenha sido muito rara", o Infarmed alerta os profissionais de saúde para a necessidade de estarem atentos aos sinais e sintomas de SGB devido à gravidade desta doença. 

"As pessoas vacinadas devem procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sinais e sintomas sugestivos de SGB, como fraqueza nas extremidades, visão dupla ou dificuldade em mover os olhos", destaca a Autoridade. 
  
Recorda ainda o Infarmed que uma revisão de casos de SGB também ocorreu recentemente para a vacina da AstraZeneca e esta já inclui uma advertência em relação à síndrome. "Não foi ainda identificada nenhuma associação entre SGB e as vacinas COVID-19 Comirnaty e Spikevax (anteriormente COVID-19 Vaccine Moderna)", assegura o regulador. 

"O Infarmed e a Agência Europeia do Medicamento confirmam que os benefícios da COVID-19 Vaccine Janssen continuam a superar os seus riscos", pode ainda ler-se no comunicado. 

Lista de sintomas: 

  • Visão dupla ou dificuldade em mover os olhos;
  • Dificuldade em engolir, falar ou mastigar;
  • Problemas de coordenação e instabilidade;
  • Dificuldade em andar;
  • Sensação de 'formigueiro' nas mãos e pés;
  • Fraqueza nos membros, tórax ou face;
  • Problemas com o controlo da bexiga e da função intestinal.

Leia Também: AO MINUTO: "Vermelho menos denso"; "Impacto prolongado" na saúde mental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório