Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo dos Açores admite rever medidas para cada nível de risco

O presidente do Governo Regional dos Açores defendeu hoje a manutenção da matriz de risco de infeção pelo novo coronavírus em vigor nos Açores, mas admitiu que "as medidas em cada nível podem ser reavaliadas".

Governo dos Açores admite rever medidas para cada nível de risco
Notícias ao Minuto

13:24 - 22/07/21 por Lusa

País Covid-19

"O processo de semaforização que, de forma inovadora, introduzimos nos Açores, ajuda a criar estabilidade e reconhecimento, designadamente, quanto à evolução epidemiológica, definir os níveis de risco", respondeu José Manuel Bolieiro aos jornalistas, quando questionado sobre se a matriz de risco relativa à covid-19 implementada no arquipélago seria alterada.

Já "as medidas em cada nível podem agora ser reavaliadas, tendo em conta também este processo de vacinação, na medida em que nos dá uma outra tranquilidade quanto às consequências de saúde pública e de saúde individual, em cada um dos vacinados", adiantou o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, depois de receber em audiência o presidente do IPMA, Miguel Miranda, e o delegado regional do instituto, Carlos Ramalho.

O governante disse que está "aberto (...) a avaliar, em cada circunstância, este evoluir entre o sanitário e epidemiológico e a capacitação do Serviço Regional de Saúde de cuidados de saúde, bem como também o próprio processo de vacinação em curso".

Sobre o aumento de casos de covid-19 na região, nomeadamente na ilha Terceira, admitiu que, com o aumento da mobilidade interilhas e a nova estirpe dominante (a variante Delta), "de propagação muito mais fácil, era estimável que pudesse acontecer".

"Não se trata de uma surpresa nem de um descontrole -- há um aumento de infeções, é verdade, mas há também uma capacidade instalada capaz de lidar com esta matéria, designadamente nas ilhas sem hospital temos já percentagem de imunização que asseguram tranquilidade", prosseguiu.

O chefe do executivo recusou fazer "um discurso de dramatismo", optando por "tranquilidade vigilante".

A ilha Terceira junta-se agora a São Miguel como as únicas duas ilhas do arquipélago em situação de transmissão comunitária, confirmou na quarta-feira à Lusa o diretor regional da Saúde dos Açores, Berto Cabral.

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 49 novos casos positivos de covid-19, sendo 25 na Terceira, 20 em São Miguel, dois no Faial e dois no Pico, e 40 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

No comunicado diário, aquela entidade indica que o arquipélago conta presentemente com 444 casos positivos ativos: 289 em São Miguel, 119 na Terceira, 11 no Pico, nove em São Jorge, oito no Faial, sete nas Flores e um na Graciosa.

"Estão agora ativas no arquipélago nove cadeias de transmissão local primária, sendo seis na Terceira, uma em São Jorge, uma no Faial e uma São Miguel/Flores", acrescenta.

Na quarta-feira, a região contava com 436 casos positivos ativos, sendo 307 em São Miguel, 95 na Terceira, 10 no Pico, nove em São Jorge, sete nas Flores, sete no Faial e um na Graciosa".

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 7.113 casos positivos de covid-19, tendo recuperado da doença 6.497 pessoas, segundo a Autoridade de Saúde.

Faleceram 35 pessoas, saíram do arquipélago 85 e 60 apresentaram prova de cura anterior. Até ao presente realizaram-se 618.910 análises para despiste do vírus SARS-CoV-2, que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 08 de julho, foram administradas nos Açores 250.705 doses de vacinas contra a covid-19, havendo 129.190 pessoas com pelo menos uma dose (53,21% da população) e 121.515 pessoas com vacinação completa (50,05%), no âmbito do Plano Regional de Vacinação.

Leia Também: AO MINUTO: Máscara na rua a acabar?; UE deixa sugestões para certificados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório