Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Cerca de 30 animais esfolados, desmembrados e abatidos de forma ilegal

A GNR apanhou cerca de 50 pessoas a realizarem abates ilegais em Loures. Não estavam a ser cumpridas as regras sanitárias, o respeito do bem-estar animal ou o "correto encaminhamento dos restos mortais".

Cerca de 30 animais esfolados, desmembrados e abatidos de forma ilegal
Notícias ao Minuto

12:32 - 21/07/21 por Notícias ao Minuto

País Loures

A GNR informou, esta quarta-feira, que desmantelou "um local, ao ar livre, destinado ao abate ilegal de animais para consumo humano", em São Julião do Tojal, no concelho de Loures.

Em comunicado, a força militar explicou que teve conhecimento do caso através de uma denúncia.

Após ter sido dado o alerta, os guardas dirigiram-se ao local, onde encontraram cerca de "50 pessoas a proceder ao abate, esfolamento e desmembramento de animais predominantemente de raça caprina, em pleno espaço florestal e ao ar livre, sem qualquer acompanhamento médico-veterinário".

Ao que foi apurado, antes de a GNR ter chegado ao local, já tinham sido abatidos mais de 30 animais sem serem respeitadas as condições sanitárias necessárias ou as normas de abate, "principalmente no que diz respeito ao bem-estar animal".

Além disso, adiantou a autoridade, "não estava a ser acautelado o correto encaminhamento dos restos mortais e dos subprodutos que não se destinavam ao consumo humano", ao que foi imediatamente acionado para o local meios do Gabinete Médico Veterinário Municipal de Loures.

Entretanto, o responsável pelo abate foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Loures.

A GNR recordou ainda na mesma nota que disponibiliza a Linha SOS Ambiente e Território, que é gerida pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e está disponível 24 horas por dia e 365 dias por ano, através do número 808 200 520 ou em www.gnr.pt

[Notícia atualizada às 13h08 com correção do concelho]

Leia Também: Governo vai atribuir 10 milhões para investir no bem-estar dos animais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório