Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

'Operação Alecrín'. Desmantelada rede ibérica de produção de cigarros

Em Portugal foram detidas nove pessoas e apreendidos um total de 12 milhões de cigarros e 600 quilos de outros produtos de tabaco. Foram ainda constituídos 34 arguidos de nacionalidade portuguesa.

'Operação Alecrín'. Desmantelada rede ibérica de produção de cigarros
Notícias ao Minuto

09:29 - 21/07/21 por Notícias ao Minuto

País Tabaco

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou, na 'Operação Alecrín', e em colaboração com a Guardia Civil espanhola, e com o apoio da OLAF e do EUROJUST, uma rede ibérica organizada dedicada à produção e comercialização ilícita de cigarros e de outros produtos de tabaco. A ação foi desenvolvida em território nacional e no do Reino de Espanha, entre 22 de maio e 15 de julho, levou a detenções e à constituição de arguidos.

Esta operação, indica a autoridade numa nota enviada às redações, "foi o culminar de uma investigação que permitiu o desmantelamento de uma infraestrutura de produção massiva de cigarros em Espanha, bem como de diversas bases logísticas de armazenamento, tratamento, embalamento e distribuição de cigarros e outros produtos de tabaco em ambos os países".

Resultou no cumprimento de "125 mandados de busca, 29 detenções, na apreensão de mais de dois milhões de euros em numerário, de 51 toneladas de produtos de tabaco (folha de tabaco e tabaco moído), 40 milhões de cigarros, sete armas de fogo e de diversa maquinaria usada para produzir cigarros", presumindo-se que "tenha lesado os interesses económicos de ambos os países em cerca de 10 milhões de euros", indica ainda a GNR.

Em Portugal, foi dado cumprimento a 97 mandados de busca - 59 de busca domiciliária e 38 de busca não domiciliária. De destacar a apreensão de cerca de 97 mil cigarros manufaturados, cerca de 520 quilos de folha de tabaco, diversas máquinas utilizadas na produção e acondicionamento dos produtos de tabaco e "matérias-primas diversas utilizadas na produção ilícita", como tubos para cigarros, cartão de maços e sacos/caixas para embalar tabaco.

As autoridades apreenderam ainda 758 mil euros em numerário, dez veículos ligeiros, 17,1 gramas de pólen de haxixe e diversos equipamentos informáticos

Notícias ao Minuto Apreensões na 'Operação Alecrín'© Guarda Nacional Republicana

Apreendidos 12 milhões de cigarros em Portugal

Durante a investigação, que decorre há cerca de dois anos, foram detidas nove pessoas em Portugal e "apreendidos em território nacional um total de 12 milhões de cigarros e 600 quilos de outros produtos de tabaco (folha de tabaco e tabaco moído)", revela a GNR no mesmo comunicado. Estes são correspondentes a uma prestação tributária em falta (IEC-IT e IVA) de 2.300.000 euros.

Foram ainda constituídos 34 arguidos de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 40 e 65 anos, "indiciados pelos crimes de contrabando qualificado, introdução fraudulenta no consumo qualificada, fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e associação criminosa".

Notícias ao Minuto Veículos apreendidos© Guarda Nacional Republicana

Leia Também: Desmantelada rede de contrabando internacional de tabaco. Há 17 detidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório