Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Risco máximo de incêndio em 21 concelhos do Norte e Centro e do Algarve

Vinte e um concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Risco máximo de incêndio em 21 concelhos do Norte e Centro e do Algarve
Notícias ao Minuto

07:15 - 21/07/21 por Lusa

País Incêndios

De acordo com o IPMA, em risco muito elevado estão mais de 60 municípios dos distritos do interior Norte e Centro e também do Algarve e em risco elevado estão cerca de 70 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Algarve.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje o IPMA prevê pequena subida da temperatura máxima e vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca. Está igualmente prevista nebulosidade matinal no litoral oeste, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira da região Centro.

As temperaturas máximas vão variar entre os 21º (Aveiro) e os 35º (Bragança e Évora) e as mínimas entre os 13º (Guarda) e os 19º (Faro).

Leia Também: Incêndios: 25 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório