Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Albufeira. Praia dos Pescadores volta a estar apta para banhos

As autoridades ambientais garantiram hoje que a praia dos Pescadores, em Albufeira, está apta para banhos, depois de na segunda-feira a bandeira vermelha ter sido hasteada após o rebentamento de uma conduta para o mar.

Albufeira. Praia dos Pescadores volta a estar apta para banhos
Notícias ao Minuto

17:08 - 20/07/21 por Lusa

País Albufeira

A praia algarvia tinha sido interditada a banhos ao final da tarde de segunda-feira, depois de ter sido detetada a rutura de uma conduta que enviou resíduos para o mar, mas hoje a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) garantiu que "as análises microbiológicas efetuadas à água balnear da praia dos Pescadores indicam que não há risco para a saúde dos utentes".

Com os resultados obtidos, "a situação voltou à normalidade, hoje, dia 20 de julho", acrescentou.

A mesma fonte indicou que a rutura se deu numa "conduta de águas de abastecimento" da cidade de Albufeira e que "a água foi drenada para a praia, atingindo o mar através do pontão da praia dos Pescadores, arrastando muitos sedimentos gerados pela erosão ocorrida na zona afetada pela rutura".

"A situação foi prontamente identificada e solucionada e, como medida cautelar, a Autoridade Marítima hasteou a bandeira vermelha na praia até que os resultados analíticos das amostras comprovassem que a qualidade da água era compatível com a prática balnear", referiu ainda a APA num comunicado.

Na segunda-feira, a Autoridade Marítima Nacional anunciou que tinha detetado na zona "a presença de água de cor castanha e de odor intenso na praia, tendo sido hasteada a bandeira vermelha", que indica aos banhistas a interdição de entrada no mar.

As autoridades marítimas adiantaram que a interdição se mantinha até à divulgação dos resultados das análises à qualidade da água, realizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), comprovarem que não havia risco para a saúde dos banhistas.

Leia Também: Praia dos Pescadores em Albufeira interdita a banhos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório