Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Segurança da transplantação. GNR transportou 240 órgãos no ano passado

Só este ano, a força militar já efetuou 135 transportes de órgãos.

Segurança da transplantação. GNR transportou 240 órgãos no ano passado
Notícias ao Minuto

07:39 - 20/07/21 por Notícias ao Minuto

País GNR

Assinala-se, esta terça-feira, o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação. Para não deixar passar a data em branco, a GNR partilhou um balanço sobre "a sua envolvência nesta missão tão gratificante".

Em comunicado, a força militar adiantou que, no ano passado, "transportou 240 órgãos, empenhou 478 militares e percorreu 64.133 quilómetros" nestas missões. 

Só em 2021, a autoridade revelou que "já efetuou 135 transportes de órgãos, empenhando 271 militares, tendo percorrido cerca de 37.342 quilómetros". 

"A qualidade e segurança da transplantação de órgãos depende do tempo necessário para o seu transporte, fator que é crucial nesta missão. Compete, por isso, à GNR, e em respeito das condições de segurança, chegar ao destino no menor tempo possível, contribuindo deste modo para o salvamento de mais uma vida", é destacado na referido nota.

A GNR refere ainda que "o sentimento recompensador de poder salvar uma vida humana" subjacente a estas missões "é dos sentimentos mais gratificantes que os militares da GNR podem sentir, elevando o mote de uma Guarda próxima, humana e de confiança".

Importa recordar que desde 1994 que a GNR desempenha, "através da sua valência do trânsito", a missão de transporte de órgãos entre vários centros hospitalares, em todo o território nacional. Após o contacto da Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, autoridade mobiliza de imediato uma patrulha de trânsito que procede ao transporte do órgão, "nas condições térmicas exigidas, até ao bloco operatório da unidade hospitalar requisitante".

Leia Também: GNR vai usar câmaras portáteis de videovigilância instaladas em drones

Recomendados para si

;
Campo obrigatório