Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

GNR apreendeu mais de uma tonelada de amêijoas-japonesas no Grande Porto

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR apreendeu hoje, na zona do Grande Porto, 1.018 quilos de amêijoas-japonesas, por serem consideradas "imaturas", no valor de 9.165 euros, informou aquela força policial.

GNR apreendeu mais de uma tonelada de amêijoas-japonesas no Grande Porto
Notícias ao Minuto

13:10 - 19/07/21 por Lusa

País GNR

Em comunicado, a GNR esclareceu que o Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos apreendeu as amêijoas-japonesas (Ruditapes philippinarum) por não terem a medida legal de quatro centímetros para serem capturadas e comercializadas.

Os bivalves eram provenientes da zona de Lisboa e teriam como destino Espanha, revelou.

A apreensão aconteceu durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, na sequência da qual foi controlado um veículo ligeiro de mercadorias que transportava bivalves, referiu.

Nesta sequência, a GNR identificou um homem de 50 anos e elaborou o respetivo auto de contraordenação por transporte de bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima máxima de 37.500 euros.

"A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório