Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Hospital de Braga reduz significativamente lista de espera para cirurgia

No total, o hospital conseguiu diminuir a lista de espera em cerca de 600 doentes.

Hospital de Braga reduz significativamente lista de espera para cirurgia
Notícias ao Minuto

10:46 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

País SNS

O Hospital de Braga revelou, esta segunda-feira, que conseguiu reduzir "significativamente a lista de espera em inscritos para cirurgia".

Em comunicado, o hospital esclareceu que diminuiu a lista de espera em cerca de 600 doentes, "a grande maioria fora dos tempos máximos de resposta garantidos pelo Serviço Nacional de Saúde (TMRG)".

Ou seja, neste momento, encontram-se perto de duas mil pessoas a aguardar cirurgia, quando, em janeiro de 2020, havia cerca de 2.690 pacientes. 

"Assim, os TMRG para cirurgias de prioridade normal não oncológica é de 180 dias, estando-se a cumprir na generalidade das situações, com exceção da patologiatiroideia (com previsão de se encontrar dentro dos TMRG já em setembro) e a patologia da obesidade onde, também, se tem vindo a reduzir a lista de espera", esclareceu também a unidade de saúde. 

Quanto às cirurgias oncológicas, segundo o hospital, os TMRG foram sempre cumpridos, sendo que para as consultas desta especialidade "a capacidade de resposta é imediata".

"Esta realidade tornou-se possível pela execução de um plano de recuperação de cirurgias implementado no Hospital de Braga, em julho passado. Assim, as cirurgias para além de serem realizadas no Hospital, são também realizadas em outras Entidades do Setor Privado e Social. No ano de 2020 foram operados 2991 doentes nesta especialidade, sendo que neste primeiro semestre de 2021 já foram operados 2336 doentes", pode ler-se na referida nota. 

O Hospital de Braga aproveitou ainda o momento para salientar que "estes bons resultados" apenas foram possíveis graças ao "empenho e dedicação de uma equipa multidisciplinar que procura dar a melhor resposta de cuidados de saúde à população".

Leia Também: Pandemia? "Não era expectável que o SNS passasse incólume e sem dor"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório