Meteorologia

  • 27 OUTUBRO 2021
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Hospital de Braga reduz significativamente lista de espera para cirurgia

No total, o hospital conseguiu diminuir a lista de espera em cerca de 600 doentes.

Hospital de Braga reduz significativamente lista de espera para cirurgia

O Hospital de Braga revelou, esta segunda-feira, que conseguiu reduzir "significativamente a lista de espera em inscritos para cirurgia".

Em comunicado, o hospital esclareceu que diminuiu a lista de espera em cerca de 600 doentes, "a grande maioria fora dos tempos máximos de resposta garantidos pelo Serviço Nacional de Saúde (TMRG)".

Ou seja, neste momento, encontram-se perto de duas mil pessoas a aguardar cirurgia, quando, em janeiro de 2020, havia cerca de 2.690 pacientes. 

"Assim, os TMRG para cirurgias de prioridade normal não oncológica é de 180 dias, estando-se a cumprir na generalidade das situações, com exceção da patologiatiroideia (com previsão de se encontrar dentro dos TMRG já em setembro) e a patologia da obesidade onde, também, se tem vindo a reduzir a lista de espera", esclareceu também a unidade de saúde. 

Quanto às cirurgias oncológicas, segundo o hospital, os TMRG foram sempre cumpridos, sendo que para as consultas desta especialidade "a capacidade de resposta é imediata".

"Esta realidade tornou-se possível pela execução de um plano de recuperação de cirurgias implementado no Hospital de Braga, em julho passado. Assim, as cirurgias para além de serem realizadas no Hospital, são também realizadas em outras Entidades do Setor Privado e Social. No ano de 2020 foram operados 2991 doentes nesta especialidade, sendo que neste primeiro semestre de 2021 já foram operados 2336 doentes", pode ler-se na referida nota. 

O Hospital de Braga aproveitou ainda o momento para salientar que "estes bons resultados" apenas foram possíveis graças ao "empenho e dedicação de uma equipa multidisciplinar que procura dar a melhor resposta de cuidados de saúde à população".

Leia Também: Pandemia? "Não era expectável que o SNS passasse incólume e sem dor"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório