Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Agosto vai ser uma boa altura para começarmos a largar a máscara"

O virologista Pedro Simas considera que com o aumento de pessoas vacinadas contra a Covid-19 no país há condições para avançar com alívios nas restrições.

"Agosto vai ser uma boa altura para começarmos a largar a máscara"
Notícias ao Minuto

08:14 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

País Pedro Simas

No próximo mês será "uma boa altura" para Portugal começar a aliviar as restrições, incluindo o uso obrigatório de máscara em "algumas situações". Quem o diz é o virologista Pedro Simas.

"Agosto vai ser uma boa altura para desconfinarmos gradualmente ainda mais e para começarmos a largar a máscara em algumas situações, na via pública, por exemplo", avaliou o especialista do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, em entrevista, ontem, à TVI24. 

De acordo com Pedro Simas, em agosto, as camadas mais jovens da população, nas quais o vírus se está a propagar com maior incidência neste momento, estarão vacinadas por essa altura, se o ritmo da vacinação contra a Covid-19 se mantiver em Portugal. 

Ainda que tenha alertado que este alívio não deve ser um radical mas sim gradual, o perito salientou que no próximo mês o país terá "números epidemiológicos e uma cobertura vacinal boa".

"Portugal pode vir a ser um grande exemplo para o resto da Europa em termos da aderência que as pessoas têm tido para se vacinarem"

Questionado sobre como é que a Covid-19 se comporta nas pessoas já vacinadas, Pedro Simas esclareceu que o vírus se torna num "não pandémico" e que se "comporta, sobretudo, como os quatro coronavírus que já conhecíamos".

"Ou seja, é um vírus que não se propaga exponencialmente. A taxa de infeção das pessoas vacinadas é muito, muito baixa. Quando as pessoas saudáveis são infetadas, tem infeções assintomáticas ou ligeiras e transmitem com mais dificuldade a outra pessoa. Contudo, infelizmente, mesmo naquelas pessoas vacinadas que têm doenças graves associadas pode ocorrer uma doença grave", explicou.  

Por isso, argumentou ainda o virologista, "é que muito importante que as pessoas se vacinem".

De acordo com o último balanço epidemiológico divulgado ontem pela Direção-Geral da Saúde, Portugal somou, em 24 horas, mais 3.261 novos casos e oito mortes relacionados com a Covid-19. No total, o país regista 930.685 infetados e 17.207 óbitos.

Leia Também: Proposta de nova matriz de risco é "uma boa iniciativa", diz virologista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório