Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Autoridades mantêm dispositivo em Monchique. "Vamos registar reativações"

Ponto de situação do incêndio de Monchique, feito na manhã de domingo, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Autoridades mantêm dispositivo em Monchique. "Vamos registar reativações"
Notícias ao Minuto

11:40 - 18/07/21 por Notícias ao Minuto

País Monchique

A Proteção Civil fez, ao final da manhã deste domingo, um ponto de situação do incêndio de Monchique, no Algarve, dado como dominado hoje, ao final de muitas horas de combate.

De acordo o Comandante Operacional Distrital, Richard Marques, apesar de o fogo ter sido dado como dominado, os meios de combate ao incêndio vão manter-se no local, para evitar reacendimentos, visto que,  prevê-se o "agravamento do vento".

"O dia de hoje vai ser muito semelhante, ao nível do quadro meteorológico, daquilo que vivemos ontem e durante esta semana, com o agravamento do vento, Há uma intensificação do vento, que já se registou desde as 10h", começou por realçar, acrescentando que, com o passar do dia, espera-se que as rajadas cheguem 57 km/h.

"Isso obriga-nos a manter o dispositivo no terreno, até porque vamos registar, com certeza, durante a tarde de hoje várias reativações que importa responder no imediato", explicou ainda o responsável.

Por essa razão, de acordo com Richard Marques, vão manter-se no terreno "457 operacionais, 155 veículos, oito máquinas de rasto e um conjunto de meios aéreos".

Na tarde de ontem e madrugada de hoje foram resgatadas 68 pessoas das suas casas, que entretanto já puderam regressar durante a manhã às mesmas. 21 dessas pessoas pernoitaram no Portimão Arena.

Foram ainda resgatados, como apoio dos serviços veterinários, 85 animais.

Recorde-se que o incêndio começou na zona do Tojeiro, freguesia de Marmelete, concelho de Monchique, com o alerta a ser dado cerca das 13h30 de sábado. Devido ao vento, o fogo passou para o concelho de Portimão, na freguesia da Mexilhoeira Grande, durante a tarde de sábado.

Já na manhã deste domingo, pelas 7h15, o incêndio foi dado como dominado.

Leia Também: Incêndio em Monchique dado como dominado esta manhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório