Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Costa chegou a Luanda e quer reforçar "laços" na CPLP

"O relacionamento com os países da CPLP é central na nossa política externa", destacou, esta sexta-feira, o primeiro-ministro português.

Costa chegou a Luanda e quer reforçar "laços" na CPLP
Notícias ao Minuto

20:36 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

País CPLP

"Cheguei hoje a Luanda para participar na Cimeira da CPLP", anunciou, esta sexta-feira, António Costa, numa publicação na rede social Twitter.

A visita a Luanda acontece "num momento em que a nossa Comunidade se prepara para avançar de forma decisiva no reforço dos laços entre os seus cidadãos. Este será um dos resultados mais importantes desde a criação da CPLP", destacou o primeiro-ministro. 

Aos olhos do governante, "o relacionamento com os países da CPLP é central na nossa política externa. Somos uma comunidade de iguais, partilhando uma língua global e juntos somos mais fortes no mundo".

Portugal está representado na XIII Cimeira da CPLP pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo primeiro-ministro, António Costa, pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

A 26.ª reunião ordinária de Conselho de Ministros da CPLP decorre em Luanda, na véspera da Cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização, em que Angola assumirá a presidência da comunidade.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP, que celebra 25 anos no sábado.

Leia Também: CPLP: Cabo Verde deseja boa sorte a presidência angolana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório