Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Instituto apela aos portugueses para doarem sangue antes de ir de férias

O Instituto Português do Sangue e da Transplantação apelou hoje à população para dar sangue antes de ir férias, salientando a importância deste gesto ser realizado ao longo do ano porque são necessárias diariamente 1.000 unidades de sangue.

Instituto apela aos portugueses para doarem sangue antes de ir de férias
Notícias ao Minuto

13:37 - 16/07/21 por Lusa

País Transplantação

Em declarações à agência Lusa, a presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) afirmou que "a situação neste momento está estável com as reservas características desta altura do ano" e que sentem "já a recuperação da atividade dos hospitais".

Contudo, disse Maria Antónia Escoval, o apelo é para que a dádiva de sangue seja realizada de "forma faseada ao longo do ano", porque durante todo o ano existe necessidade de sangue e componentes sanguíneos.

"São necessárias cerca de 1.000 unidades de sangue todos os dias nos hospitais portugueses e, por isso, todos os dias temos necessidade de que haja doadores", salientou a presidente do IPST.

Por outro lado, os componentes sanguíneos têm um prazo de armazenamento, nomeadamente os concentrados eritrócitários, que perdem a validade ao fim de 35 a 42 dias, e as plaquetas, ao fim de cinco a sete dias.

Por isso, a presidente do ISPST afirmou que "seria bom" que as pessoas se ausentam de férias que fizessem a sua dádiva "antes de partirem para o gozo das merecidas férias".

"Aqueles que nunca fizeram, é uma ótima oportunidade de fazer a dádiva pela primeira vez", disse Maria Antónia Escoval, salientando que no ano passado houve cerca de 27 mil novos dadores, mais 2% do que em 2019, o que disse ter sido "muitíssimo bom para a dádiva de sangue em Portugal".

Salientou ainda que, pela primeira vez, há mais mulheres do que homens a doarem. "É o primeiro ano em que isso acontece".

Para reforçar as reservas de sangue e componentes sanguíneos antes deste período de férias, o IPST realiza sempre nesta altura do ano campanhas em parceria com outras entidades.

Segundo Maria Antónia Escoval, até ao final de junho a colheita foi superior em 15% ao ano 2020, que tinha sido superior a 2019.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODAPES), Alberto Mota, salientou a importância da doação regular, defendendo a criação de uma "estratégia nacional para a dádiva de sangue todos os dias e todos os anos".

"Nós fazemos estes apelos pontuais e sabemos que até resulta (...) porque os portugueses são muito generosos, mas não há uma política, nem uma estratégia para que a gente consiga fazer um plano de sensibilização que nos tranquilize a todos", disse à agência Lusa o responsável.

Neste momento, Alberto Mota disse que a preocupação são "as reservas de sangue em grupo negativos", que estão "um pouco abaixo" do que é necessário.

"Nós necessitamos sempre ter uma reserva para 10 dias e os negativos estão neste momento para quatro dias", assinalou, adiantando que a preocupação se prende por causa do período de férias.

"Há uma deslocação enorme de doadores da sua área de residência e deixam fazer a sua dádiva. Por isso, o apelo vai no sentido de antes de as pessoas partirem para férias, fazerem a sua dádiva de sangue", salientou Alberto Mota.

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue vai na próxima semana sair com a sua campanha de verão, que tem início no dia 22 de julho na praia da Vieira e termina a 23 de agosto em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório