Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Calor vai apertar este fim de semana. Siga as recomendações da DGS

Máximas podem ultrapassar os 40ºC este sábado. Siga os conselhos da Direção-Geral de Saúde e proteja-se do calor.

Calor vai apertar este fim de semana. Siga as recomendações da DGS
Notícias ao Minuto

09:11 - 16/07/21 por Notícias ao Minuto

País Calor

Em dias de temperaturas elevadas, como é o caso de hoje e dos próximos dias, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais. Para se proteger dos efeitos do calor intenso, a autoridade de saúde aconselha a ingerir água ou sumos de fruta natural, "mesmo quando não tem sede". Deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

No que toca à alimentação, deve privilegiar as refeições frias e leves. Deve alimentar-se mais vezes ao dia. 

A DGS aconselha a utilizar roupa larga, que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UVA e UVB. Independentemente disso, "mantenha-se em ambientes frescos arejados, pelo menos 2 a 3 horas por dia" e evite a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas. Deve utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina. 

A DGS recomenda também a evitar atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior. "Se trabalhar no exterior, hidrate-se frequentemente, proteja-se com roupa larga e chapéu e trabalhe acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência", alerta a autoridade de saúde. 

Escolha as horas de menor calor para viajar de carro e não permaneça dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol. Tenha especial atenção com os doentes crónicos, grávidas, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida. 

Se está grávida modere a atividade física, a DGS recomenda a evitar a exposição direta ao sol e a ingerir frequentemente líquidos. 

No que toca aos mais pequenos, assegure que as crianças consomem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. E lembre-se: As crianças com menos de 6 meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta. 

Em relação aos mais idosos e outras pessoas que vivam isoladas, mantenha o contacto e assegure a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado.

Se é doente crónico ou está sujeito a terapêuticas e/ou dietas especificas, siga as recomendações do seu médico assistente ou do Centro de Contacto do SNS 24: 808 24 24 24;

Por fim, a DGS recomenda: No período de maior calor, corra as persianas ou portadas. Ao entardecer deixe que o ar circule pela casa. Se estiver num espaço público climatizado, proteja-se, use sempre máscara e mantenha a distância física, porque além do calor, o país enfrenta também a luta contra a Covid-19. 

Todos os distritos de Portugal continental estão até sábado sob aviso amarelo devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os 18 distritos do continente vão manter-se com aviso até às 18h00 de sábado, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Notícias ao Minuto Todos os distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente© IPMA  

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 25 (em Portalegre) e as máximas entre os 31 (na Guarda) e os 41 (em Santarém). E as noites vão ser tropicais em quase todo o país

Recomendados para si

;
Campo obrigatório