Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Carro em que seguia ministro do Ambiente 'apanhado' a 200k/h

O carro em que seguia o ministro do Ambiente e da Ação Climática circulou em excesso de velocidade, primeiro numa estrada nacional, e depois numa autoestrada. Ministro diz não ter "qualquer memória" dos factos.

Carro em que seguia ministro do Ambiente 'apanhado' a 200k/h
Notícias ao Minuto

22:08 - 15/07/21 por Notícias ao Minuto

País Excesso de velocidade

O carro em que seguia o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, foi visto a circular em excesso de velocidade, quer numa estrada nacional, quer numa autoestrada, avança a TVI24.

No dia 5 de julho, pelas 15h30, o carro em que seguia o governante, um BMW Série 5, foi visto pela equipa da estação de Queluz a circular a quase a 160 km/h na estrada nacional que dá acesso à A2, à saída de Beja. O limite máximo permitido, nesta estrada, é de 90 km/h.

Lembra a TVI que, neste caso, estamos perante uma contraordenação grave, sancionada com a perda de dois pontos na carta de condução e uma coima entre os 120 e os 600 euros.

Mais tarde, já na autoestrada, o carro em que seguia o ministro atinge os 200 km/h, apesar de o limite máximo permitido ser de 120 km/h. Esta infração muito grave pode levar à perda da carta de condução entre dois meses e dois anos, à perda de quatro pontos da carta e a uma coima entre os 300 e os 1.500 euros.

Indica a TVI que só depois de quase uma hora em excesso de velocidade é que o motorista do veículo liga as luzes para assinalar marcha de urgência. Porém, assegura o meio de comunicação, Matos Fernandes regressava a Lisboa depois de ter marcado presença num evento, não estando, por isso, em serviço urgente. 

Contactado pela estação televisiva, o ministro diz não ter "qualquer memória de os factos relatados terem sucedido. Se forem verdade, não deveriam ter acontecido e nunca deles me apercebi. Reconheço que, por vezes, e com a sinalização de emergência ligada, sei que os limites de velocidade são ultrapassados, apenas por razões de trabalho e para não chegar tarde a compromissos profissionais (...). Comprometo-me a estar mais atento em situações futuras". 

Leia Também: Cabrita deve demitir-se caso se apure excesso de velocidade, diz CDS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório