Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Tempo quente e seco para os próximos dias eleva perigo de incêndios

A Proteção Civil de Portimão deixa aviso à população para esta quinta e sexta-feira.

Tempo quente e seco para os próximos dias eleva perigo de incêndios
Notícias ao Minuto

23:44 - 14/07/21 por Notícias ao Minuto

País Fogos

A Proteção Civil de Portimão deixou, na noite desta quarta-feira, um aviso à população para esta quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de julho.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, as autoridades realçam que, de acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para os próximos dias, espera-se tempo quente e seco, propenso a incêndios.

A humidade relativa do ar vai estar baixa, sem recuperação noturna, com vento do quadrante leste a soprar por vezes forte, chegando aos 45 km/h.

Prevê-se ainda o aumento gradual da temperatura, podendo atingir valores entre 39ºC e 41ºC. por isso, o risco de incêndio rural está no nível máximo.

Perante isto, a Proteção Civil de Portimão recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível muito elevado ou máximo, não é permitido a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

É proibida ainda a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja de nível máximo é ainda proibido o uso de motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores e evite o uso de grades de discos.

As autoridades recomendam assim "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sites da ANEPC e do IPMA, ou através da Linha Proteção 24 (808 282 112).

Leia Também: Fogo em Sousel combatido por mais de 100 operacionais e 5 meios aéreos 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório