Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Vacinação contra a Covid-19 obrigatória? "O caminho não deve ser esse"

Para a bastonária dos enfermeiros o Governo deve investir na "informação e sensibilização" para aumentar o número de adesões à inoculação.

Vacinação contra a Covid-19 obrigatória?  "O caminho não deve ser esse"
Notícias ao Minuto

18:55 - 13/07/21 por Notícias ao Minuto

País Ana Rita Cavaco

A bastonária dos enfermeiros defendeu, esta terça-feira, na SIC Notícias, que a vacinação contra a Covid-19 não deve ser obrigatória para os profissionais de saúde.

Para Ana Rita Cavaco o número de enfermeiros que não se quis vacinar "é residual", por isso, a estratégia do Governo deve passar pela "informação e sensibilização" e não pela obrigatoriedade.

"O melhor caminho é o da informação e sensibilização. É muito importante que a DGS divulgue os dados da adesão e da recusa ao processo de vacinação em Portugal, porque temos a sensação que é muito diferente destes países que agora tomaram esta medida e achamos isso porque Portugal é dos países do mundo que tem as melhores taxas de adesão à vacinação", explicou a profissional de saúde, acrescentando, contudo, que "a haver uma obrigatoriedade, esta não deve ser aplicada apenas a grupos específicos".

"Ou é para todos ou não é para ninguém, mas para nós o caminho não deve ser esse", reiterou Ana Rita Cavaco.

Durante a sua intervenção, a bastonária dos enfermeiros aproveitou ainda para apelar á vacinação e recordar que "esta é a nossa melhor arma neste momento" contra a pandemia que mudou o mundo.

Recorde-se que, França, Grécia e Reino Unido anunciaram a obrigatoriedade das vacinas para os profissionais de saúde, esta semana.

Leia Também: Vacinação obrigatória é "um não assunto em Portugal"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório