Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Desmantelada rede de contrabando internacional de tabaco. Há 17 detidos

Grupo dedicava-se "à comercialização ilegal de cigarros e outros produtos de tabaco em Portugal e Espanha, sem o pagamento dos impostos devidos aos respetivos Estados".

Desmantelada rede de contrabando internacional de tabaco. Há 17 detidos
Notícias ao Minuto

12:11 - 13/07/21 por Notícias ao Minuto

País Tabaco Ibérico

A operação 'Tabaco Ibérico', que culminou no desmantelamento de uma rede de contrabando internacional, levou à detenção de 17 pessoas - 16 homens e uma mulher, com idades entre os 44 e 65 anos - nos distritos de Braga, Guimarães, Porto, Lisboa e Setúbal.

No âmbito de um inquérito, que decorre há cerca de um ano, "foi possível apurar o modo de atuação do grupo e desmantelar uma vasta rede organizada de dimensão internacional, com identificação dos suspeitos portugueses e espanhóis envolvidos, que se dedicava à comercialização ilegal de cigarros e outros produtos de tabaco em Portugal e Espanha, sem o pagamento dos impostos devidos aos respetivos Estados", indica a Guarda Nacional Republicana em comunicado. 

A operação teve como objetivo "desmantelar as bases logísticas de armazenamento, tratamento, embalamento e distribuição de cigarros e outros produtos de tabaco", assim como colocar um 'ponto final' na atividade criminosa "que se presume ter lesado os interesses económicos de ambos os países em cerca de quatro milhões de euros".

Neste âmbito, explica ainda a nota, foi dado cumprimento a "70 mandados de busca em território nacional e 12 no Reino de Espanha", sendo 32 de busca domiciliária e 50 de busca não domiciliária. 

Foram apreendidos cerca de 454 mil cigarros manufaturados, cerca de oito toneladas de folha de tabaco e tabaco de corte fino - "daria para produzir cerca de oito milhões cigarros" -, diversas máquinas utilizadas na secagem, trituração e acondicionamento dos produtos de tabaco, matérias-primas diversas utilizadas na produção ilícita, como tubos para cigarros, cartão de maços e sacos/caixas para embalar tabaco, sete armas de fogo,  116 mil euros em numerário, 100 mil euros arrestados em contas bancárias, 24 viaturas ligeiras e diversos equipamentos informáticos.

A ação foi realizada entre os dias 7 e 12 de julho e levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal (UAF) da GNR, através do Destacamento de Ação Fiscal de Lisboa e sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Almada, em colaboração com com o Corpo Nacional da Polícia Espanhola, a Agência Tributária Espanhola e com o apoio operacional da EUROPOL.

Os detidos portugueses, presentes ao Tribunal de Almada, ficaram sujeitos à medida de coação de obrigação de apresentações semanais na posto policial da área da sua residência, bem como a proibição de contatos com os demais co-arguidos.

Durante toda a ação - que decorre há um ano - "foram apreendidos um total de 1.825.120 cigarros e 11 toneladas de outros produtos de tabaco (folha de tabaco e tabaco moído) e detidas 23 pessoas, diretamente relacionas com a prática dos ilícitos em investigação."

Leia Também: GNR desativa produção clandestina de cigarros e apreende tabaco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório