Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Vai à praia? Estas são as medidas de segurança que tem (mesmo) de saber

Fique a par das recomendações da PSP acerca dos seus bens no areal e recorde o que está em vigor devido à pandemia da Covid-19. Não se esqueça deste 'guia'.

Vai à praia? Estas são as medidas de segurança que tem (mesmo) de saber
Notícias ao Minuto

08:58 - 13/07/21 por Notícias ao Minuto

País Época Balnear

O calor que se fez - e faz! - sentir convida a que os portugueses deem um 'saltinho' até à praia. Contudo, a segurança é fundamental: à utilização de máscara e ao distanciamento social, a que a Covid-19 obriga, juntam-se outras recomendações de segurança que a Polícia de Segurança Pública fez questão, esta terça-feira, de partilhar com os cidadãos. 

Nas redes sociais, os agentes do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indicam quatro medidas fundamentais que qualquer pessoa que 'ponha o pé na areia' não pode descurar. 

São elas: 

  • "Leve consigo apenas o indispensável;
  • Não leve bens de valor nem grandes quantias de dinheiro;
  • Mantenha sempre o contacto visual com os seus pertences ou certifique-se que alguém da sua confiança olha por eles;
  • Avise as autoridades sempre que detetar algo de suspeito".

Não se esqueça também que os semáforos de lotação dos areais regressaram às praias portuguesas neste verão. O semáforo terá a cor verde quando o areal tem até 50% da ocupação. Já de 50 a 90% da lotação este tomará a cor amarela. Com o areal acima de 90% da ocupação possível, irá surgir o semáforo vermelho

Em 2020, recorde-se, o código de cores era o mesmo, mas a cor verde indicava uma ocupação baixa (1/3), amarelo ocupação elevada (2/3) e vermelho ocupação plena (3/3).

De recordar ainda que haverá multas para quem não usar máscara nos acessos a praias, restaurantes, balneários e paredões, bem como para quem esteja a frequentar uma praia com excesso de lotação.

Portugal tem 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul este ano, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios, cinco dos quais entram pela primeira vez na lista, anunciou, em abril, o Programa Bandeira Azul.

Leia Também: Seis pessoas detidas nos acessos às praias de Santo Amaro e Algés

Recomendados para si

;
Campo obrigatório